Aparecida

Sem apoio da prefeitura, empresários aparecidenses cobram soluções de trafegabilidade na BR-153

Causador de maior aflição, gargalo no km 508 começou em dezembro do ano passado e o problema arrasta até hoje

Eduardo Marques

Enquanto a Prefeitura de Aparecida de Goiânia não cuida do município, a população mesmo quem faz o papel. Empresários aparecidenses se reuniram na tarde da última terça-feira, 18, com diretores da Triunfo Concebra, concessionária que administra a BR-153 em Goiás. Na pauta, o setor produtivo aparecidense apresentou um ofício solicitando informações sobre o andamento das obras de recuperação e programação da liberação do trecho da ponte sobre o córrego Santo Antônio, altura do km 508. Além disso, foi pedido também a pavimentação do desvio da via paralela a rodovia com o final da Avenida São Paulo, na Vila Maria.

O gargalo começou no dia 6 de dezembro de 2021 quando uma cratera foi aberta e interditou a BR-153 na altura do km 508. Na Véspera de Natal, um acidente no trecho ocasionou a morte de seis pessoas e deixou dezenas de feridos. Na última terça-feira, 18, um outro acidente no mesmo local envolvendo cinco veículos deixou uma pessoa ferida e causou interdição da rodovia, no sentido de Aparecida de Goiânia para a Capital, por mais de duas horas – segundo a concessionária responsável pela via, Triunfo Concebra.

Sobre a cratera na pista, a Triunfo Concebra comunicou que o local está sinalizado, mas que não começou uma obra de reparo porque ainda não teve projeto aprovado. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o motorista de um caminhão perdeu o freio e bateu em outro caminhão, uma moto e dois carros.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Acirlag), Maione Padeiro, destaca que o município de Aparecida de Goiânia está sendo prejudicado por conta da falta de reparo na via. “Aparecida de Goiânia está sendo muito prejudicada por conta desse trecho. A nossa preocupação é que está influenciando muito o setor econômico da região”. Com toda união, entre o setor público e privado, vamos agir e dar uma resposta para a sociedade. É um problema antigo e queremos resolver essa demanda”, afirmou Padeiro.

Já o presidente da concessionária, Odenir Sanches, por vídeo, declarou que conseguiu concluir tecnicamente uma alternativa no km 508 e que a ponte dever ser executada entre 45 a 60 dias. “Acredito que em meados de março já estejamos com a obra trafegando”. A empresa destacou as realizações desde 2014. “Desde o início da concessão, em 2014, no córrego Santo Antônio um problema antigo e crônico e temos estudado e nesse projeto emergencial pretendemos retomar a trafegabilidade no trecho”.

Rotas alternativas

Para evitar mais congestionamentos no trecho interditado, a cidade de Aparecida de Goiânia dispõe de alternativas que facilitam a trafegabilidade dos motoristas. O Eixo Viário Norte-Sul 01 – Avenida Jataí – possui 13,5 km de extensão com pista dupla, ciclovia e ciclofaixa, interligando todos os bairros e conectando a região Leste ao Centro de Aparecida. O eixo é uma rota alternativa à rodovia federal, saindo do Jardim Bela Vista no limite com a capital até o setor Retiro do Bosque, chegando à região Central. A via percorre e interliga bairros como Santa Luzia, Jardim dos Buritis, Chácara São Pedro, Conjunto Mabel, e os polos industriais Daiag, Dimag e Parque Industrial José de Alencar.

Já o Eixo Norte-Sul 03 interliga a Avenida Independência, na região Central, passando pelo Polo Empresarial Goiás, Vila Maria, Parque Santa Cecília e Vila Alzira, chegando então à Avenida São Paulo, na Vila Brasília, divisa com a capital. O eixo tem 8km de extensão e também é uma alternativa ao tráfego da BR-153.

Os Eixos Viários Norte-Sul 01 e 03 é composto por vias duplicadas, de fácil acesso, que interligam macrorregiões e que podem servir de opção para quem precisa passar por Aparecida e evitar o trecho parcialmente interditado da rodovia.

MPF apura as condições de conservação da rodovia federal em Goiás

Apurar as medidas adotadas para localizar e reparar as fraturas no pavimento asfáltico da BR-153, em Goiás, tendo em vista os riscos de acidentes agravados pela atual estação chuvosa e pelo aumento de tráfego nas estradas em razão das férias escolares. Com esse objetivo, o Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) instaurou, no dia 12 de janeiro deste ano, Notícia de Fato (NF) para apuração das medidas adotadas pela Triunfo Concebra, concessionária que administra a BR-153, para manter a rodovia federal em bom estado de conservação.

Como primeira medida, a procuradora da República Mariane Guimarães de Mello Oliveira, responsável pela apuração, oficiou ao diretor-presidente da Triunfo Concebra, Odenir José Sanches, para que informe quais as providências adotadas pela empresa para localizar e reparar eventuais danos no asfalto da BR-153, no trecho que corta o estado de Goiás.

Mariane Guimarães lembra que recentemente um grave acidente envolvendo um ônibus em Aparecida de Goiânia resultou na morte de cinco pessoas, deixando, ainda, cerca de 40 feridos. De acordo com notícias divulgadas na imprensa, o veículo chocou-se contra um caminhão, próximo a uma cratera que se abriu na BR-153, caindo em seguida em uma ribanceira. A Triunfo Concebra tem 15 dias para prestar as informações ao MPF. O prazo é contado a partir do recebimento do ofício.

Por meio de nota, a concessionária informou que ainda não havia recebido o ofício. “A Triunfo Concebra vem adotando todas as medidas emergenciais a fim de garantir a segurança dos usuários que trafegam pelo trecho rodoviário, apesar das intensas e fortes chuvas que têm ocorrido em Goiás”, disse o comunicado. A concessionária afirmou, ainda, que aguarda a notificação formal por parte do MPF-GO para apresentar regularmente a resposta.

Em Goiás, a Triunfo Concebra administra o trecho da BR-153 de Anápolis a Itumbiara. A concessionária também é responsável pela administração do percurso na BR-060 de Brasília a Anápolis e na BR-262 até Betim (MG). (A.P.A.)

 

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