Aparecida

Sem asfalto: população do Jardim Cristal amarga mais uma temporada de intensa poeira

Passado o sofrimento com a lama, começa o tormento com a terra vermelha

Luciana Brites

Moradores do Jardim Cristal, em Aparecida de Goiânia, têm reclamado da falta de pavimentação nas ruas do bairro, o que causa vários transtornos no dia a dia da população, como lama na entrada das casas, no tempo chuvoso, e muita poeira no tempo seco.

Segundo moradores, apesar das inúmeras promessas feitas ao longo dos anos, o bairro ainda não foi beneficiado com o asfalto e não há sequer previsão de quando isso, de fato, acontecerá.

Uma moradora, que não quis se identificar, conta que até os ônibus têm dificuldade de transitar pelo local e quem faz uso do transporte coletivo precisa carregar um tecido na bolsa, para limpar os bancos antes de se sentar. “A gente tem que adotar alguns hábitos para manter a higiene e a boa aparência”. Ela está à procura de emprego e conta que carrega um paninho na bolsa, para limpar o banco do ônibus, os sapatos e a bolsa. “Também uso um lenço na cabeça, pra manter os cabelos limpos. Só tiro quando chego no asfalto. Ser pobre não é motivo de vergonha, mas andar sujo, sim”, finaliza.

Após chuvas intensas, surgem buracos que colocam em perigo todos que andam pelas ruas do Jardim Cristal. O entregador Matheus já perdeu a conta de quantos tombos levou, andando pelas ruas esburacadas. “E o pior é que os buracos surgem de uma hora para outra, os moradores até tentam sinalizar de vez em quando mas nem sempre dá bom. É tudo muito precário”.

Seu Manoel, ciclista, lembra de alguns tombos e conta que já ficou bastante machucado depois de algumas quedas. “É uma poeira vermelha, misturada com pedregulhos. A gente fica sujo e arranhado e sempre tem um gosto de poeira na boca. Asfalto é saúde, é qualidade de vida, é respeito. Sem contar que é o básico, né ? Uma prefeitura que não faz asfalto faz o quê ?”, questiona.

Os comerciantes reclamam que nada fica limpo nas prateleiras. “A piada mais velha do mundo por aqui é, “com poeira tem desconto ?”, conta dona Selma, dona de uma pequena loja de rações e outros produtos para animais domésticos. “Eu limpo isso aqui duas, às vezes até três vezes ao dia, mas não adianta. Precisamos do asfalto”, clama.

As mães trocam mensagens, com receitas para evitar os impactos da poeira na saúde dos filhos. Monique Borba, cabeleireira e manicure, não sabe mais o que fazer para proteger os filhos, de 7 e 9 anos. Ela conta que limpa a casa duas vezes ao dia, mantém portas e janelas fechadas o tempo todo e obriga as crianças a beberem muita água.

A vizinha, Camila, inventou um jeito diferente de manter os quartos limpos: quando abre as janelas, ela coloca o ventilador virado para a janela, ao invés de direcionar o vento para a filha, de 12 anos. “Assim a poeira não entra e eu acho até que a NASA vem”, ensina, enquanto brinca com a situação, fazendo referência a um meme famoso, que exalta a criatividade do brasileiro e cita a agência espacial norte-americana. Camila conta ainda que usou o truque ano passado, para evitar a entrada do ar quente, típico do inverno goiano, sempre muito quente e seco.

Resposta

Ao entrar em contato com a Prefeitura, o Diário de Aparecida recebeu a informação de que o poder executivo está em busca de financiamento para essas e outras obras na cidade, porém, sem perspectiva a curto prazo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo