Notícias

Semana da(o) Psicóloga(o) 2021 debate o impacto da pandemia em diversos aspectos da sociedade brasileira

O impacto da pandemia da Covid-19 na formação e no exercício profissional de psicólogas e psicólogos é o tema que permeia os debates e discussões da extensa programação da Semana da(o) Psicóloga(o) 2021. O principal evento anual do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (CRP09) acontece entre os dias 23 e 27 de agosto, com palestras, mesas-redondas, conferências e rodas de conversa comandadas por renomados profissionais da psicologia de todo o Brasil. O evento marca as comemorações pelo Dia da(o) Psicóloga(o), celebrado em 27 de agosto – data que remete à regulamentação da profissão no Brasil, por meio da Lei 4.119/62, sancionada em 1964, há 57 anos.
A programação do evento foi elaborada em colaboração com as instituições de ensino que oferecem o curso de Psicologia em Goiás, com o objetivo de envolver a comunidade acadêmica nas principais discussões que abrangem a profissão atualmente. A edição 2021 conta com o apoio do Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera), Faculdade Pitágoras, Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Centro Universitário Cambury (UniCambury), Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG), Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps), Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), Centro Universitário Alves Faria (Unialfa) e Faculdade Estácio de Sá.
A programação será inteiramente gratuita, mediante inscrição antecipada na plataforma on-line Sympla. As atividades serão transmitidas ao vivo por meio da plataforma Zoom. Toda a programação poderá ser acompanhada por estudantes e profissionais de psicologia e também pela comunidade em geral. Os participantes receberão certificados de participação para cada uma das atividades acompanhadas.
A abertura do evento, no dia 23 de agosto, a partir das 18h30, contará com um momento cultural marcado por uma performance de dança em vídeo no estilo zouk e contemporâneo. Em seguida, a conferência de abertura discutirá o tema “A psicologia e a pandemia: debates sobre a ciência e a ética na atuação e na formação profissional”, com a conferencista convidada Graziela Reis, pesquisadora em Psicologia.
Formada pela PUC de Minas Gerais, Graziela possui mestrado em Saúde Pública e pós-mestrado em Atenção Informada ao Trauma (PMT) no Springfield College Massachusetts. Nos Estados Unidos, ela foi coordenadora de apoio aos pais em um programa de adoção. Atualmente, a psicóloga trabalha na Yale Escola de Medicina, Departamento de Psiquiatria, no programa de saúde comunitária. Os serviços de saúde mental para minorias e a educação estão entre os principais temas de interesse da profissional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo