Notícias

Senador Canedo anuncia que decidiu adotar nota técnica do estado na íntegra

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 de Senador Canedo decidiu acatar, na íntegra, as recomendações do Governo do Estado e adotou desde ontem, 18, a nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) que estabelece o funcionamento do comércio em geral – centros comerciais, shoppings e academias, entre outros – com 50% de lotação, e restringe a 30% a ocupação de igrejas e bares e restaurantes. Essas são algumas das medidas indicadas para os municípios considerados “em situação crítica” com o agravamento da crise sanitária.

O Comitê se reuniu no final da tarde da última quarta-feira, 17, provocado pela videoconferência entre o governador Ronaldo Caiado e todos os prefeitos goianos, realizada horas antes. Participaram representantes da Prefeitura, entre eles o prefeito Fernando Pellozo e a secretária de Saúde, Fabiana Lopes; Ministério Público, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “A preocupação do governador e do secretário de Saúde do Estado, Ismael Alexandrino, também é nossa e vamos seguir na íntegra a nota técnica divulgada”, explicou o prefeito.

A Prefeitura de Senador Canedo também publicou, nesta quinta-feira, 18, o decreto contendo todas as recomendações para o funcionamento dos estabelecimentos no município, além de reforçar a necessidade do uso de máscara facial, da higienização das mãos e da manutenção do distanciamento social. “E vamos iniciar de imediato um trabalho de orientação, seguido da fiscalização. Seremos firmes como a ocasião exige, o que implica na notificação e mesmo punição de quem descumprir as normas”, detalhou Fernando Pellozo. 

Situação

Senador Canedo está no grupo de municípios identificados pela cor vermelha, que indica situação crítica em relação à pandemia do novo coronavírus. “Um termômetro da gravidade da situação é considerar que na semana passada abrimos o Hospital de Enfrentamento à Covid-19 com 11 leitos de UTI e 20 de enfermaria e, hoje, a ocupação já é de 100%”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Fernando Pellozo confirmou também os movimentos da Prefeitura de Senador Canedo no sentido de ampliar ainda mais a rede de atendimento à doença, com a abertura de mais cinco leitos de UTI e cinco de enfermaria, mas é enfático em chamar a atenção para a responsabilidade coletiva. “Não temos como abrir novos leitos indefinidamente e mesmo assim não seria capaz de fazer frente ao avanço do vírus. Se a população não se conscientizar e seguir as orientações, o resultado dificilmente será satisfatório”, concluiu.

Anápolis fecha comércio aos sábados e domingos

Prefeito Roberto Naves resolveu agir antes que a propagação da Covid-19 entrasse em alta na cidade

Por determinação do prefeito Roberto Naves (PP), os estabelecimentos comerciais da cidade de Anápolis passam a ter o horário restritivo e novas regras para abertura a partir da próxima segunda-feira, 22.  

Naves assinou um decreto com as mudanças, que visa a aumentar a prevenção sanitária ao risco de contaminação pela Covid-19. A partir da segunda, o comércio em geral funcionará semanalmente das 9h às 16 horas, não sendo permitida a abertura no sábado e no domingo.

A capacidade máxima de atendimento simultâneo agora é de 30% de clientes, sendo que antes havia permissão para chegar até a 50%, para todos os segmentos privados. 

Já a abertura de bares e restaurantes, antes até a meia-noite, só será autorizada até às 22 horas, todos os dias. As informações foram divulgadas pelo próprio prefeito Roberto Naves, em transmissão ao vivo sobre as novas medidas restritivas contra a Covid-19. 

Segundo ele, Anápolis está vivendo mais uma vez uma curva crescente e descontrolada de contaminação. Com isso, a matriz de risco do município passou do nível leve para moderado. “A oferta de leitos de UTI e de enfermaria é boa, mas, no momento, a taxa de ocupação já ultrapassou de 50%, o que obriga o município a passar do risco leve para o moderado”, disse o prefeito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo