Notícias

Senador Canedo registra número recorde de vacinados em um só dia

Senador Canedo já aplicou 3.456 doses da vacina contra a Covid-19. Somente na última terça-feira (23.02), foram imunizadas 549 pessoas, recorde desde o início da campanha, há pouco mais de um mês. No município, a campanha é desenvolvida com a participação de 18 profissionais de saúde, que atendem, diariamente, a população dos grupos prioritários – conforme as notas técnicas – nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Santa Rosa e Estrela do Sul.

Conforme a diretora de Vigilância em Saúde de Senador Canedo, Flávia Régia Ribeiro de Miranda, o aumento no número de pessoas vacinadas é uma tendência, à medida que se diminui gradativamente a faixa etária. “Começamos com idosos de 90 anos ou mais e agora estamos com aqueles a partir dos 75 anos. Assim, é natural que a procura pela imunização cresça”, explica Flávia Régia. Ela lembra que já na segunda-feira (22.02) 379 canedenses foram vacinados, até então o maior número registrado.

Para tomar a vacina, além de fazer parte dos grupos prioritários – idosos a partir dos 75 anos, profissionais de saúde e idosos acamados com 60 anos ou mais – é preciso obedecer outros critérios. “O cidadão precisa morar no município onde receberá a vacina e, portanto, deve ter em mãos o seu comprovante de endereço. Também são necessários um documento de identificação com foto, e os cartões SUS e de vacina”, detalha a diretora.

De forma a evitar aglomerações e facilitar o acesso dos idosos, a Secretaria de Saúde de Senador Canedo adotou horário estendido para a vacinação. De segunda-feira à sexta-feira, a imunização acontece das 8h às 20h. “A ideia também é permitir que o filho, por exemplo, possa sair do trabalho e ter tempo de buscar o pai idoso para levá-lo até um dos pontos de imunização”, diz Flávia Régia, acrescentando que também é importante evitar mais de um acompanhante para cada idoso. Nos sábados e domingos, as equipes estão a postos das 8h às 14h.

Vacinados

Das 2.997 pessoas que receberam a primeira dose da vacina em Senador Canedo, 1.675 são trabalhadores da saúde e 1.200 são idosos com 75 anos ou mais. Desse grupo, ainda fazem parte 34 idosos institucionalizados e 138 idosos acamados. Esses últimos foram imunizados em suas casas. Já entre os que receberam a segunda dose, 429 são trabalhadores da saúde e 30 vivem nos abrigos de longa permanência.

Fotos: Xande Manso

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo