Notícias

Shinzo Abe, ex-premiê do Japão, é assassinado a tiros durante campanha

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu nesta sexta-feira (8/7) após ser assassinado a tiros durante ato eleitoral em Nara, no oeste do Japão. Abe tinha 67 anos e foi atingido enquanto discursava antes das eleições parlamentares.

 

Foto: Divulgação

 

Morreu nesta sexta-feira (8/9), O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, baleado durante discurso em um evento de campanha. Abe tinha 67 anos. O canal japonês NHK registrou o momento exato em que o ex-chefe de Estado foi atingido pelos tiros. Nas imagens também é possível ver um homem sendo imobilizado por agentes de segurança após os disparos.

A morte foi confirmada pelo Partido Liberal Democrático (PLD), ao qual pertencia. apesar das rígidas leis no Japão contra a posse de armas,  O ataque contra  Shinzo Abe aconteceu durante um comício para as eleições do Senado, marcadas para o próximo domingo (10). Ele chegou a ser transportado de avião para um hospital após sofrer uma parada cardiorrespiratória, mas não resistiu.

Segundo o canal NHK, da rede japonesa de televisão, Tetsuya Yamagami, de 41 anos, foi preso, suspeito de cometer o crime, e uma arma de fogo foi confiscada com ele. O NHK esclareceu que Yamagami serviu na Força de Autodefesa Marítima por três anos nos anos 2000. E de acordo com informações do jornal The New York Times, a Agência Japonesa de Gerenciamento de Incêndios e Desastres confirmou que o ex-primeiro-ministro sofreu ferimentos de bala no pescoço e no peito.

Um dos médicos que atendeu Abe disse que ele sangrou até a morte, devido a dois ferimentos profundos. O hospital para onde Abe foi levado também informou que o ex-premiê morreu às 17h03, no horário local (5h03, em Brasília) e que não tinha sinais vitais quando deu entrada no hospital. Fumio Kishida, primeiro-ministro declarou que o ataque foi “covarde e bárbaro” e que o crime ocorrido durante a campanha eleitoral, era absolutamente imperdoável.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo