Notícias

Süd Asfaltos afirma que atende “a todos os critérios ambientais e legais em suas atividades”

A Süd Asfaltos, fundada no ano de 2014, é uma das nove empresas que integram o grupo Pedreira Izaíra – primeira empresa industrial a se instalar em Aparecida de Goiânia no ano de 1964 –, que atua no mercado goiano no fornecimento de materiais britados.

Pioneira em Goiás em inúmeros avanços tecnológicos no setor, dentre eles uso de caminhão fora-de-estrada, lavagem da brita, eliminação de poeira pela aspersão de água, produção de areia industrial, utilização de escavadeiras tipo shovel, drop ball, rompedor hidráulico, sistema de proteção ambiental, entre outros. Presente nas principais obras do Estado de Goiás, uma das preocupações da empresa são os impactos que essas construçõespodem gerar ao meio ambiente.

Na última semana, o Diário de Aparecida recebeu uma denúncia de que a Süd Asfaltos, que fica localizada no Setor Jardim dos Buritis, vem causando danos à comunidade por meio de suas produções no local. Diante disso, a equipe do DA foi até as instalações da empresa para averiguar o fato e não identificamos nenhum tipo de anormalidade nas funções desempenhadas pela usina. Também questionamos junto à Prefeitura de Aparecida acerca do funcionamento da empresa.

 

Prefeitura

Em nota enviada à reportagem do DA, a prefeitura esclareceu que a Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida (Semma), por meio da Coordenadoria de Fiscalização, já esteve no local com uma equipe de fiscais e verificou que a empresa possui alvará de funcionamento. E que, no momento da vistoria, não foi encontrada nenhuma situação irregular. O órgão afirmou ainda que uma nova vistoria será feita no local para averiguar a procedência da denúncia e, posteriormente, irá tomar as providências que forem necessárias. Quanto à denúncia de que a empresa estaria bloqueando o acesso a uma escola do setor, a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA) explica que não há fechamento de ruas nas imediações da Escola Municipal Benedito Teixeira. E que o órgão não recebeu pedido de intervenção ou necessidade de desvio do trânsito na região.

 

Süd Asfaltos

O diretor da Süd Asfaltos, Henrique Rassi, respondeu à denúncia por meio de nota enviada ao DA. Veja a nota na íntegra:

“A empresa Süd Asfaltos informa que detém todas as licenças exigidas para o regular funcionamento, atendendo a todos os critérios ambientais e legais que disciplinam suas atividades. Além disso, o departamento de qualidade da empresa contrata empresas especializadas para monitorar regularmente todos os índices relativos às questões ambientais. Faz parte dos nossos valores empresariais, os investimentos sociais na comunidade na qual estamos inseridos, tais como, projeto Aluno Nota 10 da escola municipal do bairro e o Natal Solidário, onde na edição passada distribuímos mais de mil brinquedos para as crianças do bairro. Acreditamos que a nossa atividade, além de gerar renda e empregos para a comunidade, está ligada diretamente a saúde básica e bem-estar da população, ajudamos a levar asfalto para a população. Salientamos, também, que a empresa tem um funcionamento intermitente e sazonal ao longo do ano, no primeiro semestre deste ano, por exemplo, tivemos apenas 25 dias de atividade. Reiteramos nosso compromisso com a nossa comunidade circunvizinha, estamos constantemente investindo em melhorias que beneficiem nossos colaboradores e comunidade como um todo. Estamos de portas abertas para auxiliar a comunidade, assim como receber críticas e sugestões que possam melhorar ainda mais nossas relações, performance social e ambiental”, finaliza o documento. (Por Suely Carvalho / [email protected])

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo