Notícias

Secretário de saúde Durval Pedroso diz que a variante de Manaus é predominante em Goiânia

A variante de Manaus, conhecida como P1, foi identificada em 28 das 30 amostras analisadas de pacientes de Goiânia. A informação foi dada pelo secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (17/3). “Ainda teremos sim maior incremento de casos nos próximos dias”, disse Pedroso. Segundo o secretário, a cepa de Manaus é predominante em Goiânia.

A amostra divulgada hoje aponta a variante citada como responsável por 93% dos casos na capital. “Temos conhecimento que a P1 tem maior virulência e maior poder de contágio, além de hospitalizar pessoas de menor idade, diferentemente das variantes observadas no ano passado”, explicou o titular da Saúde.


O secretário ainda fez um chamada para “consciência” e “dever cívico” dos cidadãos. O secretário comentou também que nas últimas 96 horas o índice de ocupação de leitos subiu de 70% para 96%. “Hoje Goiânia conta com 300 leitos de UTI e estão 100% ocupados”, revelou. O secretário citou também a dificuldade de se abrir mais vagas para tratamento de pacientes da covid-19. “A vacina ainda é escassa, e a quantidade de doses ainda não permite a proteção adequada da população”, avaliou. “É importante que neste momento a circulação do vírus diminua.” De acordo com Pedroso, mais de 10 mil autuações foram realizadas somente neste mês em Goiânia devido a diversos descumprimentos das medidas impostas pela Prefeitura de Goiânia. “O momento agora é de preservar a vida.” 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo