Notícias

“Ter equilíbrio e regras claras é questão de sobrevivência”, diz Caiado, sobre meio ambiente, ao receber menção honrosa na premiação do Troféu Seriema 2021, promovido pelo Crea-GO

Durante evento, que nesta edição alcança patamar nacional, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás destaca ações do Governo do Estado na defesa dos recursos naturais, entre elas: Sistema Ipê, investimentos em unidades de conservação e Juntos pelo Araguaia. “Objetivo é fazer o rio voltar a respirar”, comenta governador sobre “maior e mais ambicioso programa de recuperação ambiental do mundo”. Solenidade também premia projetos em sete categorias que tiveram inscrições de diversas localidades do Brasil

O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta quinta-feira (18/11), menção honrosa durante a premiação do Troféu Seriema 2021, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO).

A homenagem, segundo a entidade, é um reconhecimento à dedicação do governador em defesa do patrimônio natural e do desenvolvimento sustentável. “Ter equilíbrio e regras claras sobre boa utilização [dos recursos naturais] é uma questão de sobrevivência”, afirmou Caiado em referência ao seu modo de governar.

Entre as iniciativas lideradas pelo governador, e que o Crea-GO destacou durante o evento, estão o programa Juntos pelo Araguaia, a plataforma de emissão de licenças ambientais Sistema Ipê, os mais de R$ 42 milhões investidos em infraestrutura de unidades de conservação e combate a incêndios florestais e as ações efetivas de fiscalização, que registraram aumento de 1.503% nas autuações em áreas de desmatamento irregular em Goiás. “Temos regras, não é jeitinho. Eu sou defensor da tese da excelência”, disse Caiado.

Sobre o Juntos Pelo Araguaia, o governador definiu como o “maior e mais ambicioso programa de recuperação ambiental do mundo”, que envolve 5 mil hectares de área do lado de Goiás e outros 5 mil hectares de Mato Grosso. “O objetivo é fazer o rio voltar a respirar. Um rio que está sendo cada vez mais afogado por milhões de toneladas de sedimentos que são lançados no leito. Vamos mudar essa realidade”, assegurou. A iniciativa do Governo de Goiás tem parceria com outros Estados, governo federal, entidades diversas e iniciativa privada.

Quem deu mais detalhes sobre o programa foi Izabela Caldeira, representante da Brainfarma. Ela subiu ao palco para receber o prêmio na modalidade Inovação, com projeto “Ultrafiltração com eletrodiálise reversa para reuso de efluente industrial”. Durante discurso, lembrou que além da ação premiada, a empresa desenvolve outras iniciativas que envolvem a água, como é o caso do Juntos Pelo Araguaia. “O grupo vai investir R$ 11 milhões, ao longo de três anos, para ações de recuperação de 230 hectares, abrangendo Santa Rita do Araguaia e Mineiros”, informou.

O Troféu Seriema 2021 substitui o Prêmio Crea-GO de Meio Ambiente, que chegou a 19 edições realizadas. O evento, que neste ano atingiu patamar nacional, considera o empenho, por meio da utilização das engenharias, na busca pela sustentabilidade em prol da qualidade de vida da população, além de uma economia socialmente justa e ambientalmente correta. Neste ano, teve 138 trabalhos inscritos em sete modalidades.

Caiado foi convidado, ainda, a entregar o prêmio ao vencedor da modalidade Elementos Naturais: o projeto “Resíduos da indústria de laticínios beneficiam a pecuária em Hidrolândia-GO”, representado por André Luiz Rodrigues Junqueira. “Esse Troféu Seriema é um reconhecimento nacional, sai das fronteiras de Goiás e mostra a capacidade que temos de mostrar a conscientização de um povo”, declarou o governador ao entregar o prêmio.

Presidente do Crea-GO, o engenheiro civil, agrícola e de segurança do trabalho, Lamartine Moreira, ressaltou que o Troféu Seriema, agora nacional, é tido como um “Oscar” do meio ambiente. “Essa estatueta é um quesito que todos que trabalham na área almejam receber”, informou. “Recebemos inscrições de todo o País. Elas se destacam pela contribuição com ações de preservação, recuperação, defesa e conservação do meio ambiente. Também traduzem resultados práticos para a melhoria da qualidade de vida”, pontuou.

Desde sua primeira edição, em 2001, 1.513 projetos foram catalogados para a disputa do prêmio, 142 foram vencedores e outros 30 receberam menção honrosa. Nas comissões julgadoras, 337 profissionais especializados participaram da seleção e quase 9.400 pessoas acompanharam as solenidades ao longo dos anos. A seriema, ave típica do Centro-Oeste brasileiro, já era o símbolo do Prêmio Crea-GO. Com a expansão da premiação para projetos nacionais, ela foi escolhida para dar nome ao troféu por representar a resistência e a força da natureza.

Estiveram presentes no evento, realizado na sede do Crea-GO, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andrea Vulcanis; o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo; o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira; os presidentes Gerson Tertuliano (Sindicato dos Engenheiros do Estado de Goiás), Dolzonan Mattos (Clube de Engenharia), Doralice Barros (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Goiás); o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido; o secretário municipal de Infraestrutura Urbana de Goiânia, Fausto Sarmento; o vereador Anselmo Pereira; além de participantes e concorrentes do prêmio, colaboradores do Crea-GO e demais convidados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo