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Governo de Goiás amplia canais de aprendizado e intensifica preparação dos estudantes que farão Enem 2020

Rede estadual de Educação oferece atendimento e conteúdos exclusivos com uso de formatos digitais, além de transmissões de rádio e TV durante a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio

Da Redação

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), oferece aulas e conteúdos direcionados aos mais de 46 mil estudantes da rede estadual de ensino inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As ações asseguram apoio educacional para garantir, mesmo em tempo de isolamento social, que os estudantes tenham acesso a material de estudo em diversos formatos com o uso de suportes como televisão, rádio, parcerias com transmissões ao vivo em redes sociais, aplicativos de conversa, entre outros.

O conteúdo específico é oferecido além dos componentes regulares da plataforma digital NETescola, disponível para alunos e professores com conteúdo semanal. De acordo com a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany da Costa Gundim Cardoso, nas coordenadorias regionais de educação em todo o Estado, os esforços para garantir que o conteúdo chegue ao aluno pode até mesmo levar o professor à residência do inscrito no Enem. “Buscamos conscientizar o estudante de que o momento é de aulas remotas, fazendo com que crie o hábito de assisti-las”, pondera.

Videoaulas periódicas via aplicativo de mensagens são encaminhadas, por meio do projeto “Goiás Bem no Enem em Casa”. Todas segundas e sextas-feiras, videoaulas com duração de 10 a 20 minutos chegam aos estudantes. Já o segmento “Goiás Bem no Enem na TV” é transmitido via TV Brasil Central (TBC), aos sábados, às 8h30. São duas aulas televisionadas a cada semana com duração total de 26 minutos. Há ainda o projeto “Segundou!!!” com transmissão, via aplicativo de conversa, de vídeos com indicações que contemplam filmes, séries e documentários.

A maratona de estudos tem ainda o “Desafio Weekend”, lista de questões no padrão da avaliação nacional, dividida em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos. Posteriormente, os alunos recebem videoaulas com a resolução dos enunciados. O suporte da Seduc envolve ainda videoaulas às sextas-feiras com dicas de literatura, por meio do projeto “Sextou!!!”; além de pílulas sobre todos os conteúdos do Enem no “Minuto Enem”. Durante a semana, as ações são replicadas na grade de programação da TBC. A Rádio Brasil Central (RBC) transmite semanalmente os conteúdos do programa “Seduc em Ação”, voltado para o ensino médio e também ensino fundamental.

Adiada em função da pandemia de Covid-19, esta edição do Enem terá as provas impressas aplicadas nos dias 17 e 24 janeiro de 2021. Como novidade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, disponibilizou também vagas para a versão digital da prova, marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Em Goiás, 1.800 estudantes da rede pública participarão da avaliação em novo suporte, sendo 1.500 inscrições em Goiânia e 300 em Anápolis, conforme dados da Seduc.

Formas de Ensinar
Professor de matemática há 23 anos, Fabiano Barros Rabelo buscou uma rápida adaptação ao novo cenário educacional com aulas remotas. Com atuação no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Fernando Pessoa, em Valparaíso de Goiás, o docente acredita que as iniciativas da Seduc têm impactado positivamente na linha de trabalho. “Sempre gostei de tecnologias e de comunicação. Ao abordar os conhecimentos exigidos no Enem em formatos diversificados, os estudantes se sentem mais próximos dos temas, geralmente expostos apenas em livros. Creio que é exatamente isso que essa geração buscava: conhecimento aplicado à sua realidade. Com o fim da pandemia, teremos novas formas muito variadas de ensinar”, avalia.

Rabelo diz que a fase preparatória para o Enem requer mais suporte educacional, estímulo que pode gerar mais autoconfiança ao aluno e refletir em bons resultados na prova. No caso específico da matemática, disciplina que leciona, o estudo não presencial mostrou caminhos para uma melhor adaptação. “Os estudantes estão acostumados a ter o professor ao seu lado para resolução de problemas e construção de ideias. Procurei contornar esse obstáculo me aproximando pelas redes sociais, com resolução semanal de questões do Enem dos anos anteriores e postagem constante de material. Assim, ofereço um direcionamento mesmo não estando fisicamente ao lado deles”, relata.

Disciplina e parceria
Do outro lado da transmissão, estão estudantes como Luciano Marques Vieira Filho, 17 anos. Matriculado no 3º ano do ensino médio no Colégio Vital de Oliveira, em Santa Helena de Goiás, o cotidiano escolar é organizado em agendamentos. “Assim como para todos os estudantes, minha rotina sofreu uma dura mudança, no entanto, tudo está dando certo. Montei minha planilha de estudos, em que fica organizado todo o meu dia, com horas de estudo e horas de descanso, que também são importantes neste momento”, explica.

A parceria entre alunos, colegas e professores tem sido um diferencial e levou a escola para dentro da casa dos estudantes na percepção de Marques. “Os professores e trabalhadores educacionais fizeram um bom trabalho, desenvolveram estratégias de aprendizagem. Os conteúdos disponibilizados têm sido bem úteis, e os alunos que entendem melhor ajudam os que estão em um ritmo mais lento, o que traz uma dinâmica entre professores e alunos”, declara.

O estudante acredita na preparação adequada para alcançar um bom resultado. “No começo, o ritmo foi lento e conturbado, pois o corpo, a mente e a própria sociedade precisavam se adaptar à nova realidade. Mas com fé e a ajuda de professores, colegas e familiares, fui acostumando com a rotina e a disponibilidade de tentar algo novo cresceu. Não deixo o que está acontecendo me abalar, mas uso como combustível para continuar em frente”

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