AparecidaBrasilGoiás
Tendência

Governador Ronaldo Caiado sanciona lei para privatização da CelgPar em Goiás

Desestatização visa aprimorar infraestrutura e transmissão de energia elétrica no estado

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), sancionou a Lei Estadual nº 22.286/23, publicada no Diário Oficial do Estado, autorizando a desestatização da Companhia Celg de Participações (CelgPar). A medida, originada no projeto de lei nº 2417/23 da própria Governadoria, tem como objetivo fundamental melhorar os serviços de geração e transmissão de energia elétrica no estado.

A medida segue uma série de transformações no setor energético goiano, incluindo a venda da Celg Transmissão (Celg T) por R$ 1,977 bilhão em outubro de 2021, em um leilão arrematado pela Pequena Central Hidrelétrica, do grupo EDP Brasil, realizado no Estado de São Paulo. Em 2017, durante o governo de Marconi Perillo (PSDB), a Celg Distribuidora (Celg-D) foi vendida por R$ 2,187 bilhões. Para Goiás, a privatização da CelgPar representa não apenas uma melhoria na infraestrutura, mas também na transmissão de energia elétrica em todo o estado.

Com o setor elétrico brasileiro passando por transformações significativas, a decisão de abrir espaço para investimentos privados busca aprimorar a infraestrutura energética em Goiás. A iniciativa privada tem se mostrado uma alternativa robusta e capitalizada para os investimentos necessários nos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia, reduzindo, assim, a participação do Estado como investidor nesse setor.

Além disso, a desestatização da CelgPar é vista como um passo estratégico para a redução da dívida pública do estado e para contribuir significativamente para a reestruturação econômica. Os recursos provenientes dessa privatização serão direcionados para áreas prioritárias, incluindo educação e saúde.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo