Notícias

Tom Zé faz 85 anos com “Xique-xique” na liderança das músicas mais tocadas

Ecad fez um levantamento sobre as obras musicais do artista nos últimos 10 anos no Brasil

Um dos protagonistas do Tropicalismo, Tom Zé é um dos importantes artistas da Música Popular Brasileira com mais de cinco décadas de carreira. Nesta segunda, dia 11, o cantor, compositor e instrumentista completa 85 anos. Um estudo do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) mostrou as canções do artista que mais tocaram nos últimos 10 anos no Brasil.
A liderança ficou com “Xique-xique”, feita em parceria com José Miguel Wisnik. “Conto de fraldas” e “Augusta, Angélica e Consolação” se destacaram na segunda e terceira posições do ranking.
Com 425 canções e 447 gravações cadastradas no Ecad, Tom Zé já teve suas músicas gravadas por outros intérpretes e, entre eles, estão nomes como Gal Costa, Gilberto Gil e Anna Ratto.
Nascido em 11 de outubro de 1936, em Irará, interior da Bahia, Tom Zé recebe rendimentos em direitos autorais pela execução pública de sua música no Brasil e, nos últimos 10 anos, mais de 60% dos valores foram provenientes do segmento de TV. O artista é filiado à Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes), uma das associações de música que administram o Ecad e é responsável pelos repasses ao artista. O diretor geral da Abramus, Roberto Mello, falou sobre o aniversariante.
“Tom Zé simboliza o que de melhor há na música contemporânea. Um grande compositor, um grande artista e, além de todas estas qualificações, um grande caráter. Tom Zé e sua mulher Neuza são meus amigos, o que me coloca na margem de suspeição de todos os qualificativos. Parabéns, Tom Zé. Você dignifica a atividade artística e a música do Brasil”, disse.
Ranking de músicas de autoria de Tom Zé mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)
Posição
Música
Autores
1
Xiquexique
Tom Zé / José Miguel Wisnik
2
Conto de fraldas
Tom Zé
3
Augusta, Angélica e Consolação
Tom Zé
4
Menina amanhã de manhã
Perna Froes / Tom Zé
5
Frevo
Tom Zé / Tuze De Abreu
6
Namorinho de portão
Tom Zé
7
Dois mil e um
Tom Zé / Rita Lee
8
Sapo Antunes
Beto Nastácia / Tom Zé
9
O amor é velho-menina
Tom Zé
10
Tai
Tom Zé / Joubert De Carvalho / Marcelo Segreto
11
Toc
Tom Zé
12
Fliperama
Tom Zé
13
Por baixo
Tom Zé
14
São São Paulo, meu amor
Tom Zé
14
O amor é um rock
Tom Zé
15
Parque industrial
Tom Zé

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo