Notícias

Tombado pelo Iphan e Prefeitura, Relógio da Avenida Goiás volta a funcionar

O Relógio da Avenida Goiás, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Prefeitura de Goiânia, foi restaurado e voltou a funcionar na noite desta terça-feira (15/06). O prefeito Rogério Cruz acompanhou a cerimônia ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; da presidente do Iphan, Larissa Peixoto; do superintendente do Iphan em Goiás, Allyson Cabral; e do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Rodolfo Mota.

Um dos principais pontos turísticos de Art Déco de Goiânia, a Torre do Relógio fica na Avenida Goiás com a Praça Cívica, ao lado do Coreto. A restauração foi coordenada pelo Iphan e recebeu recursos da Casag. O prefeito Rogério Cruz destacou a importância da restauração e do ponto turístico para a capital.

“É uma grande alegria vir o nosso relógio da Avenida Goiás funcionando novamente. É um monumento belíssimo, de 16 metros de altura, que passou por obras de restauração e agora é possível ver as horas e ouvir as badaladas desse relógio que faz parte da nossa história”, declarou o prefeito Rogério Cruz.

O conjunto urbano de Goiânia, tombado pelo Iphan em 2003, inclui 22 edifícios e monumentos públicos concentrados em sua maioria no Centro da cidade e em Campinas, antigo município e atual bairro da capital goiana. No pacote de edificações está a Torre do Relógio da Avenida Goiás. Inaugurada em 1935, seu acervo arquitetônico é considerado um dos mais significativos do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo