Notícias

Tratamento para o câncer de mama pode alcançar até 95% de cura com diagnóstico precoce

Da Redação

Para alertar e conscientizar empresas, entidades e população sobre o câncer de mama, foi criada a campanha Outubro Rosa, que estimula a realização de ações direcionadas à prevenção e diagnóstico precoce dessa doença. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres, com estimativa de 66.280 casos novos no Brasil apenas neste ano.

A melhor forma de prevenção é o exame da mamografia, como explica a mastologista do Hospital Universitário Antônio Pedro, também vinculado à Rede Ebserh (Huap-UFF-Ebserh), Julia Dias.

“Quando diagnosticado na sua fase inicial, é possível alcançar até 95% de cura. Para isso, temos algumas estratégias. A principal delas é a realização regular da mamografia. Recomendamos também o autoconhecimento. Ou seja, a mulher deve estar atenta às suas mamas e, se notar alguma mudança, procurar o mastologista ou médico mais próximo”, afirma a médica.

Para melhorar o diagnóstico precoce do câncer de mama, um grupo de professores e pesquisadores ligados ao Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) está trabalhando em um projeto que tem como objetivo desenvolver um exame laboratorial complementar àqueles já existentes. O estudo consiste na implementação de um método de identificação de determinadas proteínas (biomarcadores) nas células neoplásicas dos pacientes por citometria de fluxo.

A professora Maria Cláudia Santos da Silva, do Departamento de Análises Clínicas da UFSC, coordenadora do projeto, explica que esse método já é usado para diagnóstico de linfomas e leucemias e a inovação da pesquisa, desenvolvida com pacientes do HU, é a implementação desse método de diagnóstico para tumores sólidos.

Essa é apenas uma das ações da Rede Ebserh voltadas ao combate ao câncer de mama. Outras iniciativas são realizadas durante todo o ano e intensificadas no Outubro Rosa. São palestras, produção de vídeos explicativos, mutirões de exames e cirurgias, ações de prevenção e estímulo a um estilo de vida mais saudável, fator que auxilia a evitar a doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo