Entretenimento

Ultramaratonista percorre Caminho de Cora a partir de sábado

Recordista do Caminho de Santiago de Compostela, em 2017, o ultramaratonista Márcio Villar vem a Goiás, entre os dias 14 e 21 de agosto, para percorrer a pé os mais de 300 quilômetros do Caminho de Cora Coralina, única trilha de poesias do mundo, por meio da Expedição Desafiando Limites. Além de caminhar em meio ao cerrado goiano, Márcio Villar fará palestras nos oito municípios pelos quais passa o caminho, contando sua história de superação no esporte.

O atleta carioca foi convidado para ser um dos embaixadores da trilha e assumiu a missão de divulgar o percurso nacional e internacionalmente. Márcio Villar sempre associou o atletismo à iniciativas sociais, arrecadando fundos para causas nobres. Inspirado pela iniciativa, o governo estadual decidiu realizar várias ações sociais, durante a expedição ao Caminho de Cora Coralina, nos municípios por onde o atleta vai passar.

Para a realização do evento, o Governo de Goiás também firmou parceria com a Associação de Caminho de Cora (ACCC), que auxiliou na divulgação do evento, na articulação com apoiadores, na disponibilização de material promocional, na assessoria para as secretarias do Estado atuarem na região e nas indicações dos melhores locais de apoio (hospedagem e alimentação) ao longo do Caminho.

Outra parceria firmada foi com a Enel, que irá realizar serviço de troca por cliente de até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes (exceto modelos tubulares) por outras lâmpadas de LED, que são até 80% mais económicas e que duram 10 vezes mais que as de modelo antigo, além de disponibilizar  uma unidade móvel onde estarão disponíveis todos os serviços da empresa, com destaque para o cadastro Tarifa Social Baixa Renda, que garante até 60% de desconto na conta de energia, dentre outras ações.

A trilha de longo curso, que atrai turistas de vários cantos do Brasil e do mundo, corta oito municípios, oito povoados e três unidades de conservação ambiental. O atrativo leva o nome da poetiza e doceira goiana, Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida como Cora Coralina. Durante a caminhada, os peregrinos encontram placas, onde podem refletir com frases e poesias da escritora.

Márcio Villar conheceu alguns trechos do percurso no último mês de julho. “É tudo muito lindo. Vi vários tucanos, a natureza é maravilhosa e o céu estrelado à noite é lindo. Cada pôr do sol, um mais deslumbrante que o outro. A trilha é perfeita para desestressar e descansar a mente”, comenta o ultramaratonista.

Desta vez, o atleta não pretende bater nenhum novo recorde mundial. Ele quer mesmo é ter um pouco de tempo para contemplar as belezas do cerrado. Em janeiro de 2022, Márcio Villar fará uma prova nos Estados Unidos e pretende levar o material sobre o Caminho de Cora Coralina, em inglês, para promoção. “Os gringos vão adorar fazer trilha aqui”, afirma o atleta.

Ações sociais

Além da expedição com Márcio Villar, o Governo de Goiás também está preparando ações sociais que ocorrerão nos municípios e povoados que forem visitados pelo ultramaratonista, em uma soma de união de diversas pastas da administração, bem como de parceiros que irão realizar entregas para a população de maior vulnerabilidade dessas localidades.

Além de ações sociais, o Governo de Goiás também irá ter equipes de diversas pastas visitando produtores rurais da região, cadastrando empreendedores que buscam linhas de crédito da Goiás Fomento, realizando cursos de captação e entregando material de divulgação do Caminho de Cora em pontos estratégicos.

Confira abaixo as ações:

Organização das Voluntárias de Goiás

– Distribuição de cestas básicas a famílias carentes;

– Entrega de cadeira de rodas, andador e brinquedos a neta de Dona Bilu, uma das personagens mais queridas do Caminho de Cora.

Secretaria da Cultura

– Cadastro, treinamento e capacitação sobre os editais da Lei Aldir Blanc nos municípios que integram o Caminho de Cora Coralina;

– Tombamento Sitio Arqueológico de Ouro Fino;

– Inclusão do Caminho de Cora Coralina na programação do 22º FICA;

– Entrega de material sobre Cora Coralina (gravuras emolduradas, livros e banner) em diversos pontos do trajeto.

Secretaria da Retomada

– Curso de capacitação de horticultura com a formação de uma horta comunitária para atendimento da população local, por meio de profissionais em parceria com o Senar – Povoado de Palestina com início em 16/8;

– Entrega de diversos livros (arrecadados via campanha na Retomada) para o projeto Aprendizes de Cora para alfabetização de adultos;

– Programação da Caravana nos Povoados (mapeamento, levantamento de demandas e orientações);

– Visitação presencial dos produtores rurais com em parceria com a Seapa;

– Acompanhamento da equipe da Seapa na visitação dos produtores rurais previamente cadastrados para ofertar as linhas de crédito do Agro em parceria com a Goiás Fomento;

– Treinamento e capacitação de agentes para orientação e inscrição de artistas, trabalhadores da Cultura dos povoados e municípios que compõem o Caminho de Cora em parceria com a Secult;

– Curso de capacitação em informática (Jaraguá).

Secretaria de Desenvolvimento Social

– Emissão de passaporte do idoso, de autista, de Portador de Necessidades Especiais;

– Corte de cabelo;

– Emissão de Registro Civil e Carteira de Identidade em parceria com SSP/infra de TI;

– Informativos sobre Violência contra a Mulher e outros.

Emater

– Curso de capacitação em doces cristalizados;

– Curso de capacitação para produção de laticínios – iogurte e queijos.

Enel

– Serviço de troca por cliente de até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes (exceto modelos tubulares) por outras lâmpadas de LED, que são até 80% mais económicas e que duram 10 vezes mais que as de modelo antigo. Basta que o cliente leve um documento com foto, a última conta de energia paga e as lâmpadas usadas para serem trocadas;

– Disponibilização de uma unidade móvel onde estarão disponíveis todos os serviços Enel, com destaque para o cadastro Tarifa Social Baixa Renda, que garante até 60% de desconto na conta de energia.

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

– Disponibilização de um QR Code contendo informações sobre os parques estaduais;

Sebrae

– Consultoria para os empreendedores locais.

Goiás Fomento

– Abertura de linhas de crédito por meio do Programa Estadual de Apoio ao Empreendedor.

Goiás Telecom

Instalação de 30 postes de wi-fi com energia fotovoltaica em diversos pontos do Caminho de Cora, que ficarão como legado para que peregrinos tenham acesso à internet gratuita em caso de alguma necessidade.

Secretaria de Estado da Saúde

Ações de prevenção à Covid-19 e rígido controle de acordo com os protocolos de segurança sanitária, distanciamento social e decretos municipais.

Sobre Márcio Villar

Márcio Villar foi eleito, em 2010, pela Revista Go Outside como o melhor ultramaratonista do Brasil e escolhido um dos 10 melhores esportistas do ano. A lista de desafios concluídos pelo atleta é extensa. Entre os extremos encarados, estão a participação no Arrowhead Ultramarathon, em Minnesota do Norte nos EUA, em um circuito de 217 km. E o recorde da Double da Badwater, onde correu 434 km, em 79 horas, no deserto do Vale da Morte na Califórnia, também nos Estados Unidos.

Em Janeiro de 2014, tornou-se o único atleta do mundo a “triplicar” a prova Brazil 135, completando 651 Km nas montanhas da Serra da Mantiqueira. Em 2015, foi recordista mundial por percorrer 827,16 Km, em 7 dias, gravando seu nome no Livro dos Recordes, o Guinness World Records. As credenciais de Márcio para ser o embaixador do Caminho de Cora estão na experiência do atleta. Também foi recordista no Caminho de Santiago de Compostela, em 2017.

Caminho de Cora Coralina

O roteiro do Caminho de Cora Coralina une poesia, história, natureza, arquitetura, folclore, gastronomia e muita cultura regional. A rota começa em Corumbá de Goiás, município histórico que fica a aproximadamente 130 quilômetros de Brasília e a 120 quilômetros da capital do estado, Goiânia. A próxima parada do trajeto é um mirante, onde é possível vislumbrar a famosa cachoeira Salto de Corumbá.

Logo depois, está o Pico dos Pireneus, que fica dentro do Parque Estadual dos Pireneus, no município de Cocalzinho de Goiás. No parque, há dobras geológicas de grande valor científico e é onde também fica o divisor continental das bacias dos rios Tocantins e Paraná. Para chegar ao topo do Pico dos Pireneus, são cerca de 1.300 metros de subida. Durante a noite, lá de cima, é possível ver as luzes de Brasília.

A próxima parada é outro município histórico: Pirenópolis. A arquitetura colonial e a boa gastronomia são marcas registradas do município. Em seguida, o caminho continua pelos distritos de Caxambu e Radiolândia. São Francisco de Goiás é a próxima cortada pela trilha.

O caminho também passa por Jaraguá, onde a rota segue por outra reserva ecológica, o Parque Estadual da Serra de Jaraguá, que abriga uma rampa de voo livre. Essa prática esportiva é beneficiada pela geografia da região. O roteiro segue ainda pelos distritos de Vila Aparecida, Alvelândia e Palestina até chegar à Itaguari e depois continua rumo ao distrito de São Benedito, no município de Itaberaí.

O percurso ainda passa pelos distritos de Calcilândia e Ferreiro até chegar ao destino final, a Cidade de Goiás, passando pelo Parque Municipal da Estrada Imperial. O município foi reconhecido pela Unesco, em 2001, como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial.

Trajeto sinalizado

O percurso é totalmente sinalizado. O peregrino que vai de Corumbá de Goiás em direção à antiga capital, a cidade de Goiás, deve seguir as marcas pretas sobre fundo amarelo. Quem faz o caminho contrário, sentido Goiás-Corumbá, precisa seguir a sinalização que traz a pegada amarela sobre fundo preto.

A maior parte do trajeto passa dentro das reservas e matas, mas em alguns trechos é preciso passar por estradas asfaltadas. No trajeto há painéis em lugares estratégicos, com orientação para os peregrinos. Ao longo do caminho, nas áreas de descanso e pontos de apoio, estão os textos da poetiza Cora Coralina.

Durante o evento, por meio do Observatório do Turismo, a Goiás Turismo irá realizar uma pesquisa de satisfação de visitantes da trilha e de moradores por onde a mesma passa para saber quais melhorias poderão ser realizadas no Caminho de Cora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo