Brasil

Uma a cada cinco alunas de 13 a 17 anos já sofreu violência sexual, diz pesquisa

Entre as alunas brasileiras de 13 a 17 anos, das redes pública e privada, 20% dizem que já sofreram violência sexual em algum momento da vida: foram tocadas, manipuladas ou beijadas contra a própria vontade, ou tiveram partes do corpo expostas sem autorização. No grupo dos meninos, o índice também é preocupante, embora menor: 9%.

A conclusão é da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) 2019, divulgada na sexta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por meio de amostragem populacional, o órgão distribuiu questionários a jovens do 7º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio, com garantia de anonimato nas respostas.

Segundo a pesquisa, o ato de maior gravidade (relação sexual forçada) foi sofrido também com maior frequência pelas estudantes do sexo feminino: 8,8% delas afirmaram que foram vítimas de tal crime. Entre os meninos, o percentual foi de 3,7%.

Os dados refletem uma realidade pré-pandemia. Durante o período de confinamento, as denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes aumentaram, de acordo com especialistas. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) também havia emitido um alerta sobre o maior risco de violência no ambiente doméstico ao longo da quarentena.

 

Problema é maior na região Norte

Analisando os dados por região, os alunos de 13 a 17 anos dos Estados do Norte foram os que mais declararam ter sofrido violência sexual (17,1%). No Amapá, por exemplo, o índice chegou a 23,9% entre as meninas.

 

Namorados (as) são os agressores mais frequentes

No questionário, os estudantes puderam mencionar um ou mais autores da violência sexual. Quase um terço (29,1%) apontou como agressor o namorado ou namorada. Em seguida, foram citados: amigos (24,8%), desconhecidos (20,7%) e outros familiares, além de pai e mãe (16,4%).

 

Outros destaques da pesquisa

Veja um resumo das principais conclusões da pesquisa do IBGE com estudantes de 13 a 17 anos: 47% afirmaram que já ficaram embriagados; 22,6% já experimentaram cigarro (metade deles com idade inferior a 14 anos); 7,9% das meninas que já tiveram relação sexual engravidaram ao menos uma vez (a incidência é três vezes maior na rede pública); e 21,4% dizem que sentem que a ‘vida não vale a pena’.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo