Saúde

Unidades de saúde coletam amostras para testes de Covid-19

A partir de agora, 24 unidades de saúde da capital estão aptas a fazer a coleta de amostras de material de pacientes suspeitos de infecção por coronavírus

A partir desta quinta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a coleta de amostras de material de pacientes suspeitos de coronavírus em novas unidades de saúde. Até então, o procedimento estava sendo feito apenas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs ).

Estão aptas a fazer a coleta 10 unidades de urgência como os Cais e Ciams e 14 unidades básicas como os Centros de Saúde e as Unidades de Saúde da Família (USF), chamadas de sentinelas.

A coleta só será feita se houver a necessidade e indicação de um médico em casos suspeitos. De acordo com as orientações do Ministério da Saúde os casos suspeitos são aqueles que o paciente viajou, teve contato com outro caso suspeito ou confirmado de coronavírus, que apresenta febre e mais um sintoma como tosse, cefaleia, coriza ou dificuldade de respirar.

“Essas unidades contam com equipes volantes para colher materiais em outras unidades de saúde para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível”, explica a secretária de saúde de Goiânia, Fátima Mrué.

Os kits já foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde e os enfermeiros receberam capacitação e serão os encarregados de fazer a coleta. Posteriormente o material é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade estadual, que fará o diagnóstico em até 72 horas.

“Com essas novas unidades realizando a coleta o processo para identificar se o cidadão está ou não com o vírus fica mais ágil. Escolhemos duas unidades básicas em cada Distrito Sanitário , além das unidades de urgência para cobrir todas as regiões e oferecer acesso mais fácil do usuário.” afirma Fátima Murué.

Confira a lista das unidades que podem fazer a coleta de amostras dos casos suspeitos.

Unidades Básicas de Saúde (14 unidades sentinelas )

Distrito Sanitário Noroeste: USF Novo planalto e USF Boa Vista

Distrito Sanitário Sudoeste : USF Residencial Itaipu e USF Santa Rita

Distrito sanitário Oeste: USF Buena Vista e USF SÃO FRANCISCO

Distrito Sanitário  Norte: USF Guanabara I e USF Itatiaia

Distritos sanitário Leste: USF Recanto das Minas Gerais e USF Ville de France

Distrito sanitário Sul: Centro de Saúde Parque Amazonas e Centro de Saúde Vila Redenção

Distrito Sanitário Campinas-Centro: Centro de Saúde Crimeia Oeste e Centro de Saúde Esplanada dos Anicuns

Além de:

Cais, Ciams e Upas (10/ urgência )

Cais Amendoeiras

Cais Vila Nova

Ciams Novo Horizonte

Ciams  Urias Magalhães

Cais Finsocial

Cais Campinas

UPA Iatipu

UPA Noroeste

UPA Novo Horizonte

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo