Notícias

UPA e Ciams no Jardim América serão entregues nesta quarta-feira, 23/12

Com capacidade para atender mais de 10 mil pacientes por mês, o complexo de saúde contará com Centro de Especialidades Odontológicas e Centro Integrado de Pediatria

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), inaugura nesta quarta-feira (23/12), às 9h, a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e o Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams), ambos levam no nome do médico goiano Domingos Viggiano. A solenidade contará com as presenças do prefeito Iris Rezende e da secretária de Saúde, Fátima Mrué.

Com a área ampliada em 1.200 metros quadrados, o prédio onde funcionava o antigo Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Jardim América, vai oferecer dois serviços: Upa 24 horas para atendimento de urgência e Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) para ambulatório. A capacidade dos dois serviços é de mais de 10 mil atendimentos por mês (10.235).

A secretaria de Saúde, Fátima Mrué, explica que a parte ambulatorial vai contar com duas grandes novidades. “Vamos ter o Centro Integrado de Pediatria, o Ciped, com diversas especialidades pediátricas e o Centro de Especialidades Odontológicas, o Ceo, que vai atender adultos e crianças. São serviços importantíssimos para a população”, comemora.

O Centro Integrado de Pediatria terá 7 consultórios médicos e capacidade para 3 mil atendimentos por mês em diversas especialidades. Entre elas, gastroenterologista, alergista, pneumologista, infectologista, nefrologista, otorrinolaringologista e medicina do adolescente.

O Centro de Especialidades Odontológicas é destinado ao atendimento de adultos em geral e crianças de zero a 6 anos, possui 7 consultórios, capacidade para 875 pacientes por mês nas especialidades de Endodontia, Periodontia, Odontopediatria e Portador de Necessidades Especiais (PNE). Cirurgia Buco Maxilo e Prótese serão implantados posteriormente.

A escala de profissionais já está completa e os serviços nos dois centros terão início tão logo seja concluída a entrega de documentos por parte dos profissionais. O atendimento será por encaminhamento.

A urgência, com funcionamento 24h, terá atendimento com clínico geral, ortopedista e pediatra. No local funcionarão consultórios para exames diversos, salas de raio-X digital, farmácia, eletrocardiograma, exames laboratoriais, observação infantil, observação masculina e feminina, sala de reidratação, sanitários masculino e feminino adaptados aos portadores de necessidades especiais (PNE) e a sala vermelha – destinada à estabilização dos pacientes graves – com três leitos.

Para melhor conforto dos profissionais de saúde, o novo prédio conta com quarto de descanso, copa, refeitório, banheiro e vestiário masculino e feminino. No local também haverá posto policial e área de embarque e desembarque de pacientes.

O Homenageado
Dr Domingos Viggiano era natural da cidade de Goiás. No ano de 1938 formou-se em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade Brasil. O primeiro emprego foi no Hospital Evangélico de Anápolis, cidade onde se casou e teve dois filhos: Domingos Viggiano Júnior, (in memoriam) e Dr Maurício Viggiano. Dr Domingos veio para Goiânia a convite do então governador Pedro Ludovico Teixeira para cuidar dos operários que trabalhavam nas obras de construção da nova capital. Foi o primeiro diretor da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Na década de 60 construiu o Hospital Maria Auxiliadora, na rua 20, no centro, onde dedicou à medicina até seus últimos dias de vida. Faleceu no ano de 2002. Clínico e cirurgião geral, Dr Domingos Viggiano, ficou conhecido como médico dos pobres. O exercício da medicina era um sacerdócio, atendia a todos que precisavam, tendo ou não condições de pagar.

Histórico
A obra de reforma e ampliação do prédio do Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Jardim América, foi iniciada em outubro de 2017. Devido a desentendimentos entre os próprios sócios e dissolução da sociedade, a obra acabou sendo abandonada pela empresa ART Construtora e Incorporadora.

Pelo abandono da obra, a empresa foi penalizada pela SMS com multa de 2% (dois por cento) do valor do contrato, equivalente a R$ 61.905,90, e declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública. A segunda empresa colocada na licitação foi chamada, via processo, mas não pode dar continuidade aos trabalhos. Uma nova licitação foi realizada em março de 2020, tendo como vencedora a Geo Engenharia Ltda.

Serviço
Assunto: UPA e Ciams no Jardim América serão entregues nesta quarta-feira, 23/12
Data: 23 de dezembro de 2020 (quarta-feira)
Horário: 9 horas
Endereço: Praça C-201, S/N , Jardim América – Goiânia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo