Notícias

UPA’s de Aparecida de Goiânia passam a realizar testes de diagnóstico da Covid-19 em horários fixos

Os testes podem ser realizados das 7 às 18 horas

Neste mês, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou ainda mais a testagem no município e abriu um novo posto de Drive-thru para exames do tipo RT-PCR, considerado por especialistas o padrão ouro para diagnóstico da Covid-19. Com isso, até o momento, a cidade já realizou cerca de 40 mil testes. O novo posto também auxilia a reduzir a circulação de pessoas nas unidades de urgência.

Assim, a partir desta semana, as coletas de material para realização de exame nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) Brasicon, Buriti e Flamboyant passam a ocorrer das 7 às 18h. Pacientes com até cinco dias do início dos sintomas não serão testados no local e devem ligar no 0800-646-1590 e agendar o teste em um dos drive-thrus.

“Nossas unidades de urgência estão sobrecarregadas. Muitas pessoas, inclusive de diferentes cidades, vão a esses locais apenas em busca do teste. Lembramos que esse serviço está disponível para os moradores de Aparecida, de forma rápida e segura, nos drive-thrus, mediante agendamento. Nas UPA´s, como os pacientes precisam passar pelo médico antes, a alta demanda tem feito o tempo de espera ficar maior, aumentando consequentemente o risco de exposição ao vírus.

Pensando nisso e tendo em vista o trabalho de ampliação da testagem realizada pela Secretaria de Saúde, nós mudamos o protocolo para realização do exame RT-PCR nas Unidades de Pronto Atendimento: agora, a coleta é realizada em horário determinado e pacientes que estejam na fase inicial de sintomas não poderão mais ser testados no local. Eles serão orientados a ligar no 0800-646-1590”, explica a diretora de Urgência, Emergência e Especialidades de Aparecida, Amanda Melo.

Segundo o superintende de Atenção à Saúde de Aparecida, Gustavo Assunção, a pasta está trabalhando para descentralizar cada vez mais o serviço e em breve os testes estarão disponíveis também em Unidades Básicas de Saúde (UBS´s): “Testar o maior número possível de pessoas com sintomas é a nossa prioridade desde o início e estamos estruturando o serviço em vários pontos da cidade. Nossa proposta é que, prioritariamente, as UPA´s atendam os pacientes com perfil mais grave. Pacientes com sintomas leves devem procurar as UBS´s ou realizar o exame via agendamento pelo 0800. Assim, garantimos um serviço de excelência e seguro para todos”.

Mudança nos Cais

A Secretaria de Saúde de Aparecida também anuncia uma mudança nos Cais Nova Era e Colina Azul: agora, os chequinhos para atendimento ambulatorial não serão mais gerados nesses locais. A alteração é justamente para evitar aglomerações nessas unidades, que também oferecem atendimento de urgência de emergência. Assim, durante esse período de enfrentamento à pandemia, os pacientes poderão continuar pegando os encaminhamentos para consultas, exames e procedimentos ambulatoriais normalmente nas 40 UBS´s, no Amag, Centro de Atendimento Ambulatorial e Centro de Especialidades. O serviço só não estará mais disponível nos Cais da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo