Trânsito em Goiânia

Com liberação de anel interno para ônibus na Praça Cívica, nesta quarta-feira (14/09), SMM orienta motoristas

Órgão vai buscar parceria com aplicativo Waze para que condutores individuais sejam direcionados sempre para anel externo.

Foto: Daiany Pereira

O trânsito de veículos na Praça Cívica flui normalmente, nesta quarta-feira (14/09), no primeiro dia de liberação do anel interno para ônibus, pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), conforme planilha de circulação das linhas do transporte público.

A planilha prevê circulação, pelo anel interno da praça, de 39 linhas de ônibus que chegam ao local pela avenida 85, ruas 10 e Dona Gercina Borges. Pelo anel externo, são seis linhas de veículos do transporte coletivo que vêm pela Avenida 84.

O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, informa que agentes de trânsito estão no local para orientar motoristas de que a alça interna da praça é exclusiva para ônibus, à exceção de veículos que precisam utilizá-la para ter acesso a estacionamentos.

“Existe a possibilidade de circulação de veículos pequenos pela alça interna, desde que seja exclusivamente para acesso aos estacionamentos na área, para quem trabalha, por exemplo, em órgãos públicos”, reforça Horácio Mello.

O titular da SMM adianta que o órgão vai buscar parceria, inclusive, com o aplicativo Waze, para que os condutores de veículos de passagem pelo local sejam direcionados sempre para o anel externo da Praça Cívica.

“É um processo gradativo e educativo, que construirá um trânsito melhor, com um novo comportamento por parte de quem transita pelo local”, pontua Horácio Mello.

Ele acrescenta que agentes da SMM estão posicionados no local, para trabalho educativo. “Nós vamos avaliar passo a passo eventual mau uso da pista interna, que deve ser voltada exclusivamente para ônibus, e para aqueles motoristas que precisam acessar internamente estacionamentos na área”, pontua o secretário.

A SMM informa que os motoristas que ainda desconhecem a exclusividade de ônibus pelo anel interno da Praça Cívica não serão autuados pela infração. “O trabalho educativo envolve, principalmente, as mídias da prefeitura, e faremos uma grande divulgação”, destaca Horário Mello.

Linhas de ônibus
De acordo com a planilha da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), nesta fase estão previstas para circular no anel externo da Praça Cívica as linhas 002 – Parque Atheneu/Terminal Isidória/Rodoviária; 006 – Terminal Veiga Jardim/Centro/Eixo 90; 007 – Terminal Vila Brasília/Centro/Rodoviária; 023 – Terminal Praça A/Praça Cívica/Flamboyant; 180 – Terminal Recanto do Bosque/Rodoviária/Setor Universitário; e 193 – PC Trindade/Rodoviária/Via Flamboyant.

Estão relacionadas, entre outras, para o anel interno as linhas 003 – Terminal Maranata/Rodoviária/Eixo T-7; 004 – Terminal Garavelo/Centro/Eixo T-9; 008 – Terminal Veiga Jardim/Rodoviária/Eixo 85; 013 – Terminal Recanto do Bosque/Rodoviária/Centro; e 017 – Terminal Cruzeiro/Centro/Rodoviária.

Também estão liberadas para circulação no anel interno as linhas 167 – Terminal Parque Oeste/Terminal Dergo/Setor Universitário; 168 – Terminal Recanto do Bosque/Campinas/Centro; 169 – Morada Nova/ Centro; 261 – Aruanã II/Água Branca/Centro; 262 – Vale Dos Sonhos/Jardim Guanabara/Centro; 268 – PC Campus/Centro/Via Crimeia Leste; 401 – Circular/Via Praça Walter Santos; 405 – Aruanã II/Independência/Centro; 601 – Jardim Tiradentes/Colégio Marista; e 602 – Colina Azul II/Colégio Marista.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo