Aparecida

Vacinação contra a covid-19 e testagem para diagnóstico da doença continuam em Aparecida

Imunização ocorre em 37 postos fixos. Já os testes estão disponíveis em 36 locais

Foto: Prefeitura de Aparecida

A Prefeitura de Aparecida segue com estratégias em saúde para enfrentamento à covid-19, dentre elas a vacinação, que previne a infecção, e a testagem, que realiza o diagnóstico da doença. A imunização está disponível em 37 postos fixos, para moradores acima de 12 anos. Já as crianças de 5 a 11 anos têm a opção de receber o imunizante pediátrico contra o coronavírus em 8 postos fixos, além da vacinação escolar que ocorre de forma itinerante. Já a testagem ocorre em 36 locais, incluindo o drive-thru do Hospital Garavelo.

As vacinas contra a covid-19 para adolescentes e adultos estão disponíveis na Central de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Colina Azul; Bairro Cardoso; Delfiore; Alto Paraíso; Bandeirantes; Bairro Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Jardim Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André e Veiga Jardim.

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já as salas de vacinação das UBS´s ficam abertas de segunda à sexta, das 8 às 16h.

Em todos esses 37 locais estão disponíveis imunizantes para a primeira dose, segunda ou para os reforços. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Reforço

Além disso, qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Já os idosos e imunossuprimidos que tenham recebido a terceira dose há quatro meses também podem receber a quarta dose da vacina. O segundo reforço é aplicado mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Vacinação infantil

Crianças de 5 a 11 anos podem ser vacinadas contra o novo coronavírus na Central de Imunização e nas UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque; Jardim Olímpico; e Cândido de Queiroz. Para receber a proteção, elas precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.

Testagem

Para diagnóstico da covid-19, a Prefeitura de Aparecida oferece teste rápido, sem necessidade de agendamento, em 35 unidades de saúde. Os locais funcionam de segunda à sexta-feira, das 8 às 16h. Qualquer morador que esteja com sintomas de contaminação pelo SARS-CoV-2 ou que tenha tido contato com caso confirmado de covid-19 pode procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa para realizar o teste.

Já o teste RT-PCR continua disponível no drive-thru do Hospital Garavelo, de segunda à sexta, das 8 às 16h, mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida.   

Confira os 36 postos de testagem em Aparecida

Drive-thru do Hospital Garavelo (mediante agendamento)

UBS Madre Germana

UBS Caraíba

UBS Papilon Park

UBS Santa Luzia

UBS Boa Esperança

UBS Pontal Sul I

UBS Pontal Sul II

UBS Parque Trindade

UBS Campos Elíseos

UBS Delfiori

UBS Rosa dos Ventos

UBS Jardim Florença

UBS Bandeirantes

UBS Porto das Pedras

UBS Nova Olinda

UBS Parque das Nações II

UBS Independência

UBS Alto Paraíso

UBS Jardim dos Ipês

UBS Cândido de Queiroz

UBS Mansões Paraíso

UBS Jardim Paraíso

UBS Santo André

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Bairro Ilda

UBS Colina Azul

UBS Jardim Bela Vista

UBS Jardim dos Buritis

UBS Garavelo Park

UBS Buriti Sereno

UBS Tiradentes

UBS Independência Mansões

UBS Expansul

UBS Chácara São Pedro

Centro de Atendimento Ambulatorial

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo