Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança, com chegada de mais 145.900 imunizantes, no final de semana

Na manhã deste sábado (7), chegaram ao Aeroporto Internacional de Goiânia 70.900 vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes da AstraZeneca, do consórcio Covax Facility, serão utilizados como primeira dose. Na noite anterior, na sexta-feira (06), o Estado recebeu outras 75 mil unidades da AstraZeneca, da Fiocruz, para o reforço em pessoas já imunizadas.

Já na tarde de sexta-feira (6), Goiás recebeu 121.680 doses da Comirnaty, fabricadas pelo laboratório Pfizer, destinadas à primeira aplicação e à dose de reforço, e 3.050 imunizantes da Janssen, da Johnson & Johnson. Com a soma das remessas dos últimos dois dias, a campanha de imunização no Estado ganha o reforço de mais 270.630 vacinas.

O governador Ronaldo Caiado voltou a pedir que a população não baixe a guarda e siga com os protocolos de prevenção. “Não brinquem com essa nova variante Delta. Mesmo o cidadão vacinado pode estar contaminado e transmitir o vírus para quem ainda não se imunizou”, disse. Além disso, o governador fez um apelo para que todos tomem a segunda dose. “Estamos em Goiás com mais de 214 mil pessoas que já foram vacinadas e não tomaram a segunda dose. Essa pessoa não está em nada imunizada, é importante que a gente tenha essa noção para evitar novos óbitos”.

“Pedimos que a população tenha consciência e nos ajude no enfrentamento do vírus, fazendo o seu papel: evite aglomerações, não saia sem a máscara facial, utilize álcool em gel e compareça aos postos de saúde para tomar a segunda dose”, listou o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.

Assim que passarem pelo processo de conferência na Central Estadual de Rede de Frio, na capital, os imunobiológicos serão preparados para envio aos municípios.

Conforme Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Goiás, as doses recebidas poderão ser utilizadas, na sua totalidade, para vacinação por faixa etária, em ordem decrescente de idade. Os grupos prioritários, como idosos, trabalhadores da saúde, educação ou portadores de comorbidades, que ainda não se vacinaram, por algum motivo, terão prioridade independentemente da idade que estiver sendo atendida naquele município no momento.

Vacinação e casos

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) atualizados nesta sexta (6), já foram aplicadas em Goiás 3.231.072 doses de vacinas contra a Covid-19. Em relação à segunda dose ou vacinas de dose única, foram imunizadas 1.275.772 pessoas. O Estado se aproxima de 6 milhões de doses recebidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

Atualmente, o Estado registrou 757.880 casos de doença pelo coronavírus entre a população. Desde o início da pandemia, já foram confirmados 21.236 óbitos pela doença, em Goiás.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo