Notícias

Vapt Vupt volta a emitir Carteira de Identidade em todo o Estado

O agendamento deve ser realizado no portal do programa

Os usuários do Vapt Vupt já podem agendar atendimento para emissão da Carteira de Identidade nas unidades do programa em todo o Estado. Disponível apenas em caráter emergencial desde o início da pandemia, o serviço será retomado nesta quarta-feira, dia 19, nas mais de 50 agências da capital e do interior que realizam o procedimento.

O funcionamento continuará ocorrendo da mesma forma, somente por meio de agendamento prévio no site www.vaptvupt.go.gov.br ou no portal Goiás Digital . Além da emissão do documento de Identidade, continuam sendo realizados os procedimentos disponibilizados desde o início da pandemia, como parte dos serviços do Ipasgo e Detran, e os atendimentos de órgãos como Economia, Saneago e Sine.

Na capital, o agendamento para confecção da Carteira de Identidade pode ser realizado nas unidades dos shoppings Araguaia, Buena Vista, Mangalô, Portal, e Cerrado, além da agência localizada em Campinas. Já em Aparecida de Goiânia, o serviço estará disponível em dois pontos de atendimento da cidade: Buriti Shopping, e também na agência Garavelo.

Estão sendo respeitadas todas as medidas de segurança e prevenção para conter a propagação do novo coronavírus, como a disponibilização de álcool em gel para usuários e servidores, sinalizações para manter distanciamento no momento de atendimento e na sala de espera, além da restrição em relação ao quantitativo de cidadãos dentro da agência.

A emissão do RG emergencial será disponibilizada nas unidades do Shopping Cidade Jardim, em Goiânia, e no Aparecida Shopping, em Aparecida de Goiânia. As duas unidades atenderão somente as solicitações emergenciais.  No interior, será realizado apenas conforme demanda.

Os atendimentos para RG emergencial não vão ser agendados. O cidadão que se enquadra nos critérios emergenciais deve ir até a unidade e aguardar atendimento. São caracterizados como caráter de urgência: certames públicos ou particulares, vaga de emprego, solicitação de benefícios perantes órgãos públicos, solicitação de exames, cirurgias ou demais casos de saúde e abertura de conta. Deve ser apresentada documento que comprove uma das situações.

Cancelamento do Agendamento

O usuário que não puder comparecer à agência na data prevista deverá cancelar o agendamento em até 24h antes do horário previsto para o atendimento. O não cancelamento impossibilitará um novo agendamento pelos próximos 10 dias. A medida evita que outros usuários sejam prejudicados. A tolerância para atrasos é de no máximo 10 minutos.

Entrega de documentos de Identidade

O cidadão que já fez a solicitação da Identidade ou realizará o procedimento de emissão e que precisa buscar o documento, deverá efetivar também o agendamento prévio para a retirada no site do Vapt Vupt. O usuário deverá agendar a retirada do documento na mesma unidade em que realizou a solicitação. Para resgatar o documento de Identidade, o menu que deve ser selecionado é “Presença RG Entrega”.

Entrega de documentos do Detran

Já para a entrega de CNH, PID e CRV/CRLV (Recibo / Documento de rodar) não é necessário que o usuário realize agendamento. Será disponibilizada uma senha presencial para o resgate dos documentos citados. Antes de se dirigir até a unidade, o cidadão pode confirmar se o documento já está disponível para entrega por meio do Disque-Detran: 154 (capital e região metropolitana) e 62 3269-8800 (para demais cidades do interior).  O documento deve ser retirado na mesma unidade onde foi solicitado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo