Notícias

Veganismo: nutrição vegana e o boom em saúde e exercícios físico

Ainda nas sociedades antigas, já era sabido por gladiadores e filósofos proeminentes que a alimentação baseada em vegetais potencializava o desempenho físico e mental. 

De acordo com a nutricionista Luna Azevedo (@lunanutri), referência em alimentação plant-based e especialista em veganismo, o estereótipo do vegano fraco e magro se tornou tão universal que a maioria das pessoas teria dificuldade em acreditar que qualquer pessoa de tamanho ou força significativa não comesse carne ou outros produtos de origem animal.

“As dietas vegetarianas/veganas não apenas constituem um boom atual com crescente aceitação e apreciação entre o público em geral, mas o número de vegetarianos e veganos também está aumentando nos esportes, incluindo vários atletas famosos de nível mundial, como Fiona Oakes, Rich Roll, Serena Williams, Lewis Hamilton e Kendrick Farris”, comenta a profissional.

Ainda nas sociedades antigas, já era sabido por gladiadores e filósofos proeminentes que a alimentação baseada em vegetais potencializava o desempenho físico e mental.

No entanto, apesar dos sólidos benefícios para a saúde da alimentação vegana conhecidos atualmente, os atletas veganos frequentemente enfrentam preconceitos que não são fundamentados.

“Os atletas citados e vários outros de sucesso que aderem a essa alimentação fornecem evidências suficientes de que para todos os tipos de esportes, desde resistência de alto nível a disciplinas de potência e força, o sucesso atlético pode ser alcançado ao seguir uma alimentação baseada no consumo de vegetais. Portanto, é possível afirmar que uma alimentação vegana é compatível com o desempenho máximo em esportes profissionais e de elite”, reforça Luna.

Além da ingestão calórica, as características dos alimentos vegetais promovem uma ampla gama de benefícios para a saúde. A alimentação vegana não apenas fornece todos os nutrientes em quantidades adequadas – exceto a vitamina B12 que está presente apenas em alimentos de origem animal e precisa ser suplementada – mas permite que atletas alcancem o melhor desempenho em suas modalidades do esporte.

Manter o estado de saúde geral adequado, é uma condição crucial para o desempenho esportivo e o sucesso atlético. Portanto, da perspectiva de um atleta, classificar os benefícios potenciais de uma alimentação vegana frente à alimentação onívora, pode ser um fator decisivo à adoção desse estilo de vida.

 

Luna ainda enfatiza que os principais benefícios para atletas veganos em comparação com alimentos e produtos não-veganos são a maior ingestão de carboidratos complexos, fibra alimentar, vitaminas antioxidantes C e E, ácido fólico, magnésio, potássio e sódio, carotenóides e outros fitoquímicos.

Os atletas precisam de um aporte glicídico maior se comparado ao de não atletas, já que os carboidratos compõem o glicogênio muscular, sendo este o principal substrato energético usado durante o exercício. Como a alimentação à base de vegetais costuma ter maiores taxas de carboidratos, há uma melhor disponibilização de substrato para uma mais eficiente síntese de glicogênio e para o anabolismo muscular.

Além disso, atletas de alta performance tendem a apresentar a função imunológica ligeiramente suprimida, consequência do alto grau de stress oxidativo e liberação de fatores inflamatórios induzidos pelo alto volume de exercícios praticado. Segundo a nutricionista, a alimentação vegana possui diversas propriedades anti-inflamatórias, fortalecendo a função imunológica e o status antioxidante, garantindo saúde, constância nos treinos e boa performance nas provas.

“Uma alimentação rica em alimentos naturais é recomendada principalmente em períodos de recuperação dos corredores. Inclusive, alguns atletas onívoros recorrem a uma dieta vegana temporária quando precisam se tratar de lesões, visto que ela possui menos alimentos inflamatórios”, ressalta.

Por fim, a profissional ainda enfatiza que a alimentação vegetariana/vegana deve ser planejada por um nutricionista a fim de oferecer todos os nutrientes essenciais, principalmente em desportistas e atletas. “Ter uma alimentação balanceada é fator principal para se atingir um bom rendimento nos treinamentos esportivos e alcançar os demais objetivos atléticos, pois em um quadro de deficiência de nutrientes os resultados serão prejudicados”, conclui Luna.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo