Notícias

Videomonitoramento em Aparecida já conta com quase 200 câmeras em funcionamento

Com nova tecnologia para a segurança pública já é possível confirmar redução no índice de criminalidade. Projeto Cidade Inteligente prevê o funcionamento de 650 câmeras em todo o município

O sistema de videomonitoramento de Aparecida de Goiânia, operado pelo Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), já conta com quase 200 câmeras em funcionamento. As imagens em tempo real são monitoradas 24 horas pelas forças de segurança como Guarda Civil (GCM), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, SAMU e SMTA.

O software é capaz de identificar placas de veículos furtados ou roubados e também reconhecer foragidos da Justiça, possibilitando a ação imediata das autoridades de segurança pública. Para colaborar com a eficiência do serviço, um data center instalado dentro do CIT possui capacidade de 7.600 terabytes para o armazenamento de dados.

Aparecida já tem 400 câmeras instaladas na cidade. No total, 650 equipamentos irão fazer o videomonitoramento de praças, parques, avenidas comerciais e de grande fluxo, etc. “Estamos avançando diariamente na instalação das câmeras. Em breve, boa parte da cidade já será monitorada”, garante o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha. Para que tudo opere normalmente, mais de 500 km de cabeamento de fibra óptica já foram instalados no município. Ao final do projeto, serão 700 km.

“Nosso monitoramento é feito por dois tipos de câmeras. Temos a Speed Dome que são as que possuem capacidade de movimentação da lente em 360 graus e podem ser utilizadas em ambientes mais abertos, como praças, parques, cruzamentos e outros. Também utilizamos o Bullet, que são as câmeras fixas, bastante utilizadas para o monitoramento de vias e leitura de placas. Os dois modelos possuem resolução de gravação Full HD e zoom óptico de até 30x”, destaca o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha.

Entre as principais vias que receberam as câmeras estão a Praça da Cidade Administrativa na Avenida Gervásio Pinheiro, Praça Matriz, no Centro; rotatória da Avenida V-8 com Avenida 21 de Abril, no Jardim Tiradentes; Viaduto João Antônio Borges, na Vila Brasília; Avenida Jataí, no Sítio Santa Luzia; Tropical, no Jardim Tropical; Rio Verde, na divisa com a capital; Avenida Igualdade, no setor Garavelo; Rodovia Anel Viário (BR-060) e Avenida São João, no Jardim Nova Era.

Também serão monitoradas as Avenidas Independência, entre o Residencial Village Garavelo e setor Colina Azul; Junqueirópolis, no setor Serra Dourada; Rita Campos, Progresso e Alameda Girassóis, no Jardim Monte Cristo; Colonizadores, na Vila Brasília; Escultor Veiga Vale, no Parque Veiga Jardim; Marechal Rondon e Maracanã, no Jardim Buriti Sereno; e demais locais em Aparecida, que são considerados pontos estratégicos com movimentação intensa de veículos e circulação de pessoas.

Redução da criminalidade

O secretário executivo do Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Sandro Cristopher, responsável pela operação da Central de Videomonitoramento, afirma que com o funcionamento das novas câmeras já é possível confirmar uma redução significativa no índice de criminalidade.

“No antigo sistema de câmeras tínhamos uma redução de criminalidade em torno de 30%. Agora, com tecnologias avançadas, estamos trabalhando para que possamos chegar a 70% na redução de criminalidade. Essa perspectiva é exatamente para esse primeiro trimestre de 2021. Portanto, podemos afirmar que tivemos uma queda significativa no índice de criminalidade em razão do funcionamento das novas câmeras que foram colocadas inclusive nos polos industriais e em regiões periféricas”, afirmou Sandro.

O número de roubos em Aparecida de Goiânia apresenta reduções em 2020, em todas as modalidades. É o que mostra dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO). De janeiro a setembro deste ano, na comparação com igual período de 2019, houve queda de 50% nos roubos em comércio. O mesmo foi observado nas ocorrências envolvendo veículos (-44,92%), residência (-38,1%) e transeuntes (-36,47%). Nos últimos 23 meses, Aparecida também não registrou nenhum roubo a instituição financeira.

“Criamos um cinturão de segurança em nossa cidade. Assim, conseguimos acompanhar, em tempo real, a movimentação em todas as entradas e saídas da cidade, otimizando o trabalho, por exemplo, das forças de segurança para atendimentos à população. Depois que novas câmeras passaram a funcionar não tivemos, por exemplo, nenhuma chamada de ‘saidinha de banco’”, concluiu Sandro.  Fonte:: Rafael Freitas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo