Aparecida

Vila Romana: no mapa do município aparece asfaltada, mas a realidade é só poeira

Os mais de 8 mil moradores da Vila Romana afirmam que no mapa de Aparecida de Goiânia consta que o bairro está asfaltado desde o mandato do ex-prefeito José Macedo (2005 a 2008). William Silva, residente no setor há 11 anos, disse ao Diário de Aparecida que no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) não vem a cobrança, mas que a população aguarda o benefício com muita expectativa, principalmente na gestão do atual prefeito Gustavo Mendanha, que prometeu com veemência em sua campanha eleitoral asfaltar todas as ruas da cidade.

William contou que a liderança local, em uma ocasião, se dirigiu à Secretaria Municipal de Infraestrutura e foi surpreendida com a desinformação por parte de um dos diretores da pasta, que, ao examinar o mapa do município, disse que a Vila Romana estava asfaltada. Com mais de 33 anos de existência e a 11 km de distância da Cidade Administrativa, onde está o Gabinete do prefeito, os habitantes da Vila Romana clamam pelo benefício.

“Questionamos a afirmação, porque o único trecho asfaltado são as linhas de ônibus das ruas Tito Lívio e Rômulo e Remo. Nós, moradores, estamos nos sentindo esquecidos. Os bairros vizinhos, como Ibirapuera, Boa Esperança, Buriti Sereno, Vila Delfiori, recebem recapeamentos e outros benefícios, e a Vila Romana está no meio sem perspectiva de asfalto. Já faz um ano que a Saneago implantou a água tratada, e até hoje aguardamos a resposta da prefeitura sobre o asfalto”, reclamou William Silva.

Saúde e educação
A Vila Romana necessita de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). William contou que o Cmei foi prometido diversas vezes por lideranças políticas municipais, que afirmavam que a obra já estaria licitada e com dinheiro em caixa para a construção por parte da prefeitura, no entanto, nada do que prometeram foi feito.

“Muitos moradores da Vila Romana já se depararam com lotação na UBS ao buscar atendimento. A unidade está sobrecarregada pela demanda de três bairros, ainda mais com o assentamento proveniente de uma invasão na Serra das Areias, que ficou ainda mais difícil”, falou William.

Prefeitura dá respostas vagas aos 8 mil moradores que buscam asfalto, UBS e Cmei

A Secretaria de Infraestrutura informou que os projetos de pavimentação do bairro estão prontos, aguardando confirmação e aprovação da Caixa Econômica Federal. A Seinfra destaca que a expectativa é de finalizar o processo licitatório ainda este ano, para dar início à pavimentação o mais breve possível.

SMS
Em relação ao questionamento sobre o atendimento à Saúde do Setor Vila Romana, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) informa que a UBS Delfiori abrange a região com atendimentos, consultas agendadas e outros serviços como vacinas e grupos para hipertensos e diabéticos com o apoio das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Quanto às pessoas que residem em quadras fora da área de abrangência das equipes da ESF, elas podem marcar suas consultas pelo telefone via 0800-6461590. Até o momento, não há previsão de construção de novas unidades na região, já que a população local não está desassistida.

SME
Já a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Aparecida informa que não há previsão para construção de um Cmei no bairro Vila Romana. (A.P.A.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo