Aparecida
Tendência

Vilmarzim diz que se assumir a prefeitura, manterá todos os secretários

Vice-prefeito fala sobre a possibilidade de substituir Gustavo Mendanha, caso este venha a renunciar ao mandato para tentar se transformar em liderança estadual

Em entrevista exclusiva ao Diário de Aparecida, na semana passada, o vice-prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB), também conhecido como Vilmarzim, respondeu várias perguntas sobre a conjuntura política do município e do Estado. De personalidade firme e opiniões próprias, Vilmarzim se esforça para reafirmar seu compromisso com o prefeito Gustavo Mendanha, prometendo até mesmo manter o atual secretariado caso venha a assumir – na hipótese de Mendanha renunciar ao mandato para disputar o governo do Estado.

Diário de Aparecida – O sr. foi contra a antecipação da eleição para a presidência da Câmara de Vereadores, que garantiu mais um mandato para André Fortaleza. Por quê?

Vilmar Mariano – Eu não fui contra ó da antecipação do processo em Aparecida, fui contra também na Assembleia Legislativa e na Câmara de Goiânia. Acho que a eleição deveria seguir o curso normal, mas infelizmente anteciparam. Agora, temos que respeitar porque foi um processo democrático, com os vereadores reelegendo o André, que, aliás, faz um belo trabalho no Legislativo.

DA – É sabido que o sr. apoiou a chapa do vereador Aldivo Araújo, que concorreu contra André Fortaleza. Isso não afeta a sua relação com o presidente?

Vilmarzim – Adotar posições é normal no processo democrático. Mas a eleição passou e acredito que continuar a existir respeito entre todas as partes envolvidas, a favor e contra a candidatura de André Fortaleza.

DA – Se o sr. assumir a prefeitura, com a eventual renúncia de Gustavo Mendanha, seu relacionamento com o presidente da Câmara não será um problema? 

Vilmarzim – De maneira alguma. Também já fui presidente da Câmara e sei como deve ser a convivência entre Executivo e Legislativo. Além disso, sempre tive e continuo a ter um bom relacionamento com André Fortaleza, assim como todos os demais vereadores.

DA – O sr. acha que Gustavo Mendanha vai renunciar ao mandato e que o sr. vai assumir a prefeitura?

Vilmarzim – Gustavo Mendanha tem todas as possibilidades de disputar o governo com chances de ganhar. Ele construiu um nome muito bom. Depois de 1998, acho que é a maior liderança que surgiu em Goiás. Agora, a decisão de deixar a prefeitura é muito pessoal. No momento certo, ela saberá se posicionar com sensatez.

DA – Mas o senhor torce para que ele renuncie?

Vilmarzim – A minha torcida é para que Aparecida siga crescendo e se desenvolvendo.

DA – Existe a impressão de que o sr. e o prefeito já tiveram divergências e ainda têm. Na posse, o sr. inclusive recusou-se a discursar. É verdade?

Vilmarzim – Eu e Gustavo começamos juntos no Legislativo, em 2008. Construímos a partir daí uma amizade muito forte, sem um único momento em que houvesse qualquer desentendimento, por menor que fosse, nem pessoal nem politicamente falando

DA – Se assumir a prefeitura, o sr. não seria um problema para a candidatura de Gustavo Mendanha ao governo? 

Vilmarzim – De corpo, alma e coração estaria com o Gustavo Mendanha para governador. Mesmo porque, com ele no Palácio das Esmeraldas, nossa cidade seria a melhor para se morar no Brasil.

DA – Assumindo a prefeitura, que mudanças o sr. faria?

Vilmarzim – Aparecida tem duas versões, uma antes do Maguito Vilela e outra depois, quando passamos a morar em uma grande cidade. Claro que o município foi construído por várias mãos, Freud de Melo, Norberto Teixeira, Sebastião Viana, José Macedo, Ademir Menezes, todos tiveram papel importante e Maguito veio como a cereja do bolo, colocando a cidade em definitivo em um eixo do crescimento. Sendo prefeito, eu simplesmente vou continuar o trabalho que já vem sendo feito.

“Qualquer decisão que o Gustavo tomar, eu seguirei integralmente”

DA – Na campanha, como vice do governador Ronaldo Caiado, Daniel Vilela vai percorrer Aparecida talvez levantando questões que podem atrapalhar a vida de Gustavo Mendanha. Vai ser ruim, uma briga de “irmãos”? 

Vilmarzim – Gustavo Mendanha foi avalizado pela população com 98,8% de votos, em 2020. Eu acho que o Daniel Vilela deveria falar do legado do seu pai, seria justo, porque Maguito fez muito por Aparecida, e, na contrapartida, a cidade fez muito por Maguito também. Gustavo continuou o trabalho e a cidade está no eixo.

DA – O sr. vai acompanhar o Gustavo e sair do MDB, rompendo com Daniel Vilela?

Vilmarzim – Eu sou do grupo do Gustavo. Qualquer decisão que ele tomar eu sempre estarei junto.

DA – Então o sr. vai deixar o MDB? 

Vilmarzim – Eu, como disse, estarei com o Gustavo. Ele se desfilou do MDB, eu, até o momento, não tenho necessidade, mas quando ele se filiar a um novo partido, a gente vai conversar para saber se isso é viável ou não para mim se eventualmente eu assumir a prefeitura. (A.P.A.)

“O secretário da Fazenda André Rosa é a pilastra central da gestão de Mendanha. Ser investigado pela polícia não prova que André Rosa cometeu algum crime”

DA – Como prefeito o sr. manteria os secretários André Rosa, da Fazenda, e Tatá Teixeira da Articulação Política? O André Rosa até amanheceu nesta semana com a polícia dentro da casa dele, acusado de corrupção.

Vilmarzim – Eu acho que o André Rosa é a pilastra central do governo Gustavo. A polícia precisa provar que ele cometeu algum crime. Provando, aí é diferente. Mas a polícia lá, investigando, não quer dizer que ele está fez qualquer coisa errada. Com relação ao Tatá, fui vereador com ele, o homem faz um grande trabalho na Articulação Política. Se eu assumir a prefeitura, o Tatá certamente estará na minha equipe.

DA – Todo os 27 secretários seriam mantidos na sua gestão?

Vilmarzim – Eu vou manter integralmente todos os secretários. a não ser que me provem que há algum que não está fazendo um bom trabalho. Todos serão mantidos.

DA – A prefeitura de Aparecida não tem um único programa social em andamento. Não é uma falha grave?

Vilmarzim – A primeira-dama tem visitado as famílias, levando cestas básicas e conforto. Não posso responder com precisão, porque não conheço em detalhes o que é feito na área social. Mas é notório que a primeira-dama faz um trabalho de destaque, aprovado pela população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo