GoiásGoiás Online
Tendência

IFG oferta mais de três mil gratuitas

Ao todo, o IFG oferece 1.955 vagas em seleções para cursos técnicos e 1.484 vagas em vestibulares para cursos superiores.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG  oferta vagas e abre inscrições nos processos seletivos para ingresso nos cursos técnicos e superiores oferecidos em seus 14 câmpus no estado de Goiás. As vagas nos cursos técnicos e superiores são para ingresso no primeiro semestre de 2024.

Os 14 câmpus do IFG estão localizados em Goiânia (setor Central), Goiânia Oeste (região noroeste da capital), Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Cidade de Goiás, Formosa, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso.

As inscrições nos processos seletivos para os cursos técnicos e superiores do IFG ocorrem em datas distintas e são feitas pela internet, por meio do site do IFG no endereço:www.ifg.edu.br/estudenoifg. As inscrições são gratuitas. Todos os cursos do IFG também são gratuitos.

Cursos técnicos

O IFG realiza três processos seletivos distintos para o ingresso nos cursos técnicos oferecidos pela Instituição. As oportunidades para os cursos técnicos do IFG somam 1.955 vagas, distribuídas nas seguintes seleções:

  • Seleção dos cursos técnicos da educação de jovens e adultos (EJA) 2024/1 – 480 vagas – Inscrições até 30 de outubro.

  • Seleção dos cursos técnicos integrados ao ensino médio 2024/1 – 1.314 vagas – Inscrições até 18 de outubro.

  • Seleção dos cursos técnicos subsequentes 2024/1 – 161 vagas – Inscrições até 15 de outubro.

EJA

Para os candidatos maiores de 18 anos que desejam voltar a estudar e concluir o ensino médio, o IFG disponibiliza 480 vagas para os cursos técnicos da modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). Os cursos técnicos da EJA aliam o ensino médio junto à formação técnica profissionalizante escolhida pelo candidato. Os cursos têm duração entre 3 e 4 anos, com aulas à noite nos câmpus do IFG.

As inscrições na seleção dos cursos técnicos da EJA 2024/1 podem ser realizadas pela página do IFG: www.ifg.edu.br/estudenoifg, na seção EJA (Educação de Jovens e Adultos). O prazo de inscrição no processo seletivo vai até o dia 30 de outubro de 2023 pelo site do IFG.

A seleção para o preenchimento das vagas nos cursos da EJA do IFG ocorre por meio de participação do candidato inscrito em palestra sobre o curso escolhido, que é seguida pela realização de sorteio de vagas entre os participantes.

Técnicos integrados ao ensino médio

Os candidatos menores de 18 anos que concluíram o ensino fundamental e desejam cursar o ensino médio no IFG podem se inscrever na seleção dos cursos técnicos integrados 2024/1. Neste processo seletivo, são oferecidas 1.314 vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio em todos os 14 câmpus do IFG.

O prazo de inscrição no processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG vai até o dia 18 de outubro de 2023 pela página: www.ifg.edu.br/estudenoifg, na seção Técnico Integrado.

Os candidatos inscritos na seleção dos cursos técnicos integrados ao ensino médio 2024/1 do IFG concorrem às vagas por meio de sorteio eletrônico. Os Câmpus Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia Oeste e Goiânia realizarão os sorteios de vagas no dia 4 de dezembro. Os Câmpus Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso farão os sorteios no dia 5 de dezembro de 2023.

A maioria dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG tem duração de três anos, com aulas no período integral. Com exceção dos cursos técnicos integrados ofertados no Câmpus Goiânia, que possuem duração de quatro anos e aulas predominantemente no turno matutino.

Técnicos subsequentes

Para os candidatos que já terminaram o ensino médio e querem obter uma formação profissionalizante, o IFG oferece o total de 161 vagas na seleção dos cursos técnicos subsequentes 2024/1. Os cursos técnicos subsequentes são ofertados apenas nos câmpus do IFG em Goiânia (setor Central) e em Jataí.

As inscrições na seleção dos cursos técnicos subsequentes 2024/1 do IFG devem ser realizadas pelo site até o dia 15 de outubro de 2023, na página: www.estudenoifg.edu.br, na seção Técnico Subsequente

Os cursos técnicos subsequentes do IFG são de curta duração, com 2 anos, e aulas à noite nos câmpus Goiânia e Jataí.

Vestibulares do IFG

Para o preenchimento de vagas nos cursos superiores do IFG (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos), são realizados dois vestibulares na Instituição:

  • Vestibular Enem 2024/1 – 1.000 vagas – Inscrições até 15 de novembro.
  • Vestibular IFG 2024/ 1 – 484 vagas – Inscrições até 30 de outubro.

O IFG oferece, no total, 1.484 vagas distribuídas em seus dois vestibulares: o Vestibular Enem 2024/1 e o Vestibular tradicional com prova de redação. Para concorrer a uma vaga em um curso superior do IFG, o candidato pode optar por se inscrever no Vestibular Enem 2024/1 ou no Vestibular com prova de redação.

No Vestibular Enem 2024/1, o candidato concorre a uma das vagas em um curso superior utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato pode se inscrever com a sua nota obtida nas edições do Enem entre os anos de 2013 e 2023. O prazo de inscrição no Vestibular Enem 2024/1 do IFG vai até o dia 15 de novembro de 2023, pela página: www.ifg.edu.br/estudenoifg, na seção Vestibular Enem 2024/1.

O IFG oferece 1.000 vagas no Vestibular Enem 2024/1, que estão distribuídas entre os 14 câmpus da Instituição.

Vestibular com prova de redação

Outra forma de ingresso em um curso superior no IFG é por meio do Vestibular com prova de redação. As inscrições para esse vestibular tradicional podem ser feitas até o dia 30 de outubro de 2023 pelo site do IFG, na página: www.estudenoifg.edu.br, na seção Vestibular IFG 2024/1. Os candidatos inscritos farão uma prova de redação no dia 10 de dezembro de 2023 nos câmpus do IFG.

Para o Vestibular IFG 2024/1 com prova de redação são oferecidas, ao todo, 484 vagas distribuídas entre os câmpus do IFG. O candidato interessado em concorrer a uma vaga nos processos seletivos do IFG pode se inscrever pelo sistema universal (ampla concorrência) ou optar pela Reserva de Vagas para cotas ou pela Política de Ações Afirmativas do IFG.

Serviço

Processos seletivos dos cursos técnicos do IFG

– Seleção dos cursos técnicos da EJA 2024/1 IFG – 480 vagas – Inscrições até 30 de outubro.

– Seleção dos cursos técnicos integrados ao ensino médio 2024/1 IFG – 1.314 vagas – Inscrições até 18 de outubro.

– Seleção dos cursos técnicos subsequentes 2024/1 IFG – 161 vagas – Inscrições até 15 de outubro.

Vestibulares do IFG para cursos superiores

– Vestibular Enem 2024/1 IFG – 1.000 vagas – Inscrições até 15 de novembro.

– Vestibular IFG 2024/1 IFG (com prova de redação) – 484 vagas – Inscrições até 30 de outubro.

Inscrições e consulta aos editais dos processos seletivos pela página: estudenoifg.edu.br

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo