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Passageiros com atividades não essenciais continuam sem poder embarcar nos horários de pico

Ana Paula Arantes

Em consonância com o Decreto Estadual nº 9.828, a reabertura total do comércio nos próximos 14 dias em Goiânia e Região Metropolitana começa hoje, 31. Os veículos podem trafegar com 50% da capacidade máxima de passageiros. O embarque prioritário no transporte público destinado aos trabalhadores de atividades essenciais nos horários de pico da manhã e da tarde continua restringido neste período. 

Essenciais

Conforme o decreto, são consideradas atividades essenciais e que não se incluem no revezamento previsto pelo governo: farmácias, clínicas de vacinação, laboratórios de análises clínicas e estabelecimentos de saúde; cemitérios e serviços funerários; distribuidores e revendedores de gás e postos de combustíveis; supermercados e congêneres. Quem não for dos segmentos elencados por decreto, a validação do embarque, assim como o bloqueio temporário é feita via cartão sitpass. 

Pico

A RMTC pede atenção aos usuários para os novos horários de pico da manhã (somente da parte da manhã) a partir desta quinta-feira, 1º de abril, será das 6h às 7h30. Ressaltando que nesta quarta-feira, 31, ainda opera o horário de pico das 5h45 às 7h15 e das 16h45 às 18h15. A medida vem para atender um aumento no fluxo de passageiros após o horário restrito de embarque definido anteriormente.  

Bloqueio

O bloqueio eletrônico vale para os horários de pico supracitados. Segundo a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), tanto a liberação quanto o bloqueio serão possíveis por meio do cruzamento do banco de dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) como o do sistema do Cartão Fácil/Sitpass, adotado pelas empresas de transporte na Região Metropolitana de Goiânia. “É mais uma vez a tecnologia a serviço do poder público e do controle da pandemia”, afirma Adriano da Rocha Lima, titular da SGG,.

“Nós, num primeiro momento, demos a oportunidade para que as pessoas que não tivessem algum documento ou crachá fizessem apenas uma justificativa, mas tivemos um excesso na quantidade de justificativas. Do total de 90 mil usuários, cerca de 40 mil não apresentaram nenhum tipo de comprovação, o que ficou muito acima do esperado. Por isso, a partir de agora haverá a necessidade de comprovação no cadastro emergencial. Será dado um prazo de 48 horas para que os cadastrados apresentem comprovante de que exercem alguma atividade essencial”, explicou o secretário.

Novo cadastro de embarque emergencial foi liberado nesta quarta-feira

Ao Diário de Aparecida a RMTC disse que os usuários precisam fazer novo cadastro de embarque emergencial no www.rmtcgoiania.combr/embarqueprioritario a partir das 00:00 do dia 31 de março de 2021. Basta digitar o CPF e juntar a foto/comprovante, no prazo de até 48 horas. O usuário terá 48 horas para enviar a informação para o sistema. Caso não envie, terá o acesso bloqueado no Embarque Prioritário.  

Em virtude do grande número de justificativas apresentadas pelos usuários do serviço de transporte público, sem nenhuma comprovação com foto de um simples documento, ao fazer o cadastro para o Embarque Prioritário, o Governo do Estado de Goiás, CMTC e RedeMob Consórcio fizeram uma análise criteriosa dos inscritos. 

Análise

Usuário que fizer o cadastro, independente de anexar ou não foto de documento/comprovante, após 1 hora, já poderá usar o serviço durante o prazo de 48 horas. Vencidas as 48 horas prevalecerá o resultado da análise do cadastro que poderá ser aprovado ou reprovado. 

Aos que anexarem foto/comprovante vai aparecer a mensagem de status do cadastro “Em análise”. O cadastro vai para análise a ser finalizada em até 48 horas. O cadastro poderá ser aprovado ou reprovado. Quem somente faz narrativa/justificativa (SEM foto/comprovante) aparece a mensagem de status do cadastro “Pendente de comprovação”.  

Se o usuário não anexar foto/comprovante no prazo de 48 horas, o cadastro muda o status automaticamente para reprovado. Se o usuário anexar foto/comprovante no prazo de 48 horas, o cadastro muda o status para “Em análise”. Neste caso, conta mais 48 horas para análise, quando o cadastro poderá ser aprovado ou reprovado. Neste prazo da segunda análise, o usuário terá mais 48 horas para continuar usando o serviço até sair o resultado da análise. Em caso de dúvida, o usuário deve ligar para o 0800 648 2222 da RMTC,  das 8 às 18h de segunda à sexta. (A.P.A.)

Foto: Michel Abdallah

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