Notícias

Com investimento na Procissão do Fogaréu, Governo reforça protagonismo cultural da cidade de Goiás

Celebração histórica recebe aporte financeiro por meio do Programa Goyazes. Estado acumula série de investimentos na cultura e turismo da antiga Vila Boa, com destaque para o Fica, Caminho de Cora e reforma de prédios históricos

Júnior Guimarães

A realização da tradicional Procissão do Fogaréu da cidade de Goiás está confirmada para a próxima semana, após hiato de dois anos devido à pandemia da Covid-19. A celebração, que começa no final da noite da próxima quarta-feira (13/04) e termina na madrugada de quinta-feira (14/04), terá o aporte de R$ 260 mil por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes. Durante a atual gestão, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), já investiu mais de R$ 9 milhões na área da Cultura no município.

“O governador Ronaldo Caiado determinou e a Secult está investindo nesse evento que faz parte da nossa história e leva a cultura do Estado até mesmo ao exterior. É muito importante resgatar nossas raízes e celebrar a saída de um período de dificuldades. O Governo está atento às necessidades do setor e na manutenção das nossas tradições”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura, César Moura.

O apoio foi comemorado pela gestão municipal, que recebeu os valores de forma antecipada: “Nós estamos muito gratos porque o dinheiro já está na conta para que possamos investir na organização das procissões, encenações e todos esses momentos tão esperados pela nossa população e pelos milhares de turistas que devem visitar a cidade na próxima semana”, afirmou a secretária de Cultura da cidade de Goiás, Raíssa Coutinho.

O prefeito Anderson Gouveia agradeceu a parceria. “Para que tudo ocorra da melhor forma possível, precisamos contar com parceiros. Por isso, agradeço ao governador Ronaldo Caiado e ao secretário de Cultura, César Moura”, disse. “Agradecemos o incentivo do governo do Estado em aportar recursos para cobertura de despesas com a organização geral da Semana Santa”, reforçou o presidente da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (Ovat), Rodrigo dos Santos e Silva.

Reconhecida como patrimônio imaterial de Goiás, a Procissão do Fogaréu, realizada há 277 anos, representa a perseguição e prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos e faz parte das celebrações da Semana Santa. A apresentação ocorre sempre à zero hora da quinta-feira santa, quando tambores anunciam a chegada de farricocos vestidos com túnicas coloridas e chapéu simbolizando os soldados.

Mais investimentos
Além de contribuir com a realização da Procissão do Fogaréu, o Governo de Goiás acumula uma série de esforços para fortalecer a cultura, movimentar o turismo e preservar a história da antiga Vila Boa. Entre os maiores destaques está o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Em 2022, diante da flexibilização de medidas sanitárias, o evento volta ao formato presencial e espera reunir participantes de vários países em junho.

Durante a pandemia, o Estado destinou verba para garantir a reabertura do Museu Casa de Cora. O espaço, que se mantém principalmente pelos recursos arrecadados nas visitações, precisou fechar as portas em 2020 no período em que o isolamento social foi o principal aliado do combate à Covid-19.

O Governo de Goiás também propiciou a reforma do Palácio Conde dos Arcos e do Palácio da Instrução, a primeira edificação em estilo art déco de Goiás. Atualmente, estão em andamento os preparativos para a revitalização da Igreja de São João Batista do Arraial de Ferreiro, outra edificação de valor histórico e que remonta à origem do povo goiano.

Ainda na área do turismo e cultura, o Estado investiu na estruturação do Caminho de Cora para melhor receber os visitantes. Uma expedição anual vai percorrer os 300 quilômetros de trilha pelo Cerrado, entre Corumbá e a cidade de Goiás.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo