BrasilGoiásNotíciasPolítica
Tendência

Caiado adverte sobre impactos negativos da reforma tributária

Em evento no Recife, o governador de Goiás destacou possíveis perdas em investimentos essenciais e no desenvolvimento regional

Durante sua participação no encontro do Lide – Grupo de Líderes Empresariais de Pernambuco, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, manifestou sérias preocupações em relação à atual proposta da Reforma Tributária em discussão no Senado Federal. O alerta principal gira em torno dos possíveis impactos negativos para Goiás, estado que tem se destacado por seus indicadores positivos desde 2019 em áreas prioritárias como saúde, educação e segurança pública.

Caiado questionou a condução do projeto sem uma avaliação detalhada dos impactos que poderiam afetar a população. Ele mencionou riscos diretos ao mercado de trabalho, educação, programas sociais, ambiente de negócios, segurança pública e infraestrutura.

Destacando o atual cenário, o governador sublinhou que a proposta pode desestabilizar o equilíbrio do pacto federativo, centralizando decisões fiscais que sempre pertenceram aos estados e municípios. O modelo em debate poderia favorecer estados que são grandes consumidores, em detrimento de produtores como Goiás, levando a uma realocação de grandes indústrias e possivelmente resultando na perda de empregos em áreas em desenvolvimento.

A reforma poderia também resultar em cortes drásticos em recursos para investimentos fundamentais em infraestrutura, saúde, educação, segurança e desenvolvimento social, particularmente em estados das regiões Nordeste e Centro-Oeste.

Reforçando o desempenho destacado de Goiás, que registrou um crescimento do PIB de 6,6% em 2022, Caiado argumentou que tal avanço foi possível graças à autonomia de gestão e à capacidade de direcionar investimentos de maneira eficaz.

O governador pontuou que a atuação do estado é sempre em defesa dos cidadãos e sublinhou a necessidade de uma política regional. Ele também compartilhou preocupações concretas, mencionando que os municípios mais produtivos de Goiás poderiam enfrentar perdas significativas, chegando a quase R$ 1,5 bilhão anualmente.

No evento, Caiado abordou os desafios econômicos atuais do Brasil, compartilhando uma visão holística das conquistas e estratégias de Goiás. Ele também participou de um almoço-debate junto ao economista Caio Megale, presidente do Lide Economia, discutindo detalhadamente as questões econômicas atuais.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo