Notícias

Abertura oficial da Virada Ambiental 2021 terá plantio de 1.200 mudas na UFG

Iniciativa é o maior projeto de extensão da UFG em termos de abrangência; evento será em 22/11

A terceira edição do Projeto Virada Ambiental vai ser realizada na próxima segunda-feira (22/11), às 10h, na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), quando serão plantadas 1.200 mudas na UFG. Em todo o Estado haverá a participação de 178 municípios. Cada um vai plantar 2.000 mudas. A ação visa a sensibilização de toda a sociedade quanto ao valor do plantio de espécies nativas para a conservação da biodiversidade. “Trata-se de um evento em que todos são protagonistas e, em que a principal bandeira é o ganho ambiental para a sociedade”, afirma o diretor de Extensão da UFG Emiliano Lôbo de Godoi, que também coordena o Programa UFG Sustentável.

É um evento anual, instituído pela Lei nº 20.552, de 11 de setembro de 2019, em que se comemora no dia 22 de novembro, o “Dia Estadual da Consciência Ambiental”. A escolha do mês de novembro se deu, principalmente, em função de coincidir com o início do período chuvoso, momento ideal para o plantio, nas condições do cerrado.

Durante a comemoração desta data, toda a comunidade, impulsionada pelas prefeituras, é convidada a plantar mudas de espécies nativas, em localidades diversas, com programações distintas e, preferencialmente ao mesmo tempo. É um convite para que o cidadão possa exercer uma prática sustentável, e realizar sua contribuição efetiva para melhoria do meio ambiente. Neste ano, 178 municípios goianos aderiram ao projeto.

O projeto conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta.

Virada Ambiental 2021 - adesões até 12-11-21

Primeira edição

Na primeira edição da Virada Ambiental, em 2019, foram plantadas milhares de mudas por todo o estado de Goiás. Mais da metade dos municípios aderiram à ação, cada um responsável pelo plantio de, no mínimo, mil mudas. Em Goiânia, a atividade ambiental foi realizada na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), no Câmpus Samambaia, com o envolvimento de estudantes de escolas da rede pública de ensino.

A Virada Ambiental também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Eles compõem a agenda de ações que devem ser implementadas por todos os países do mundo até 2030. Entre os objetivos, estão medidas ligadas à conservação dos recursos naturais e à proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade.

Virada Ambiental 2021 - mapa de adesões até 12-11-21

Preservação do Cerrado

O território goiano possui atualmente cerca de 38% de vegetação nativa de Cerrado, sendo o restante utilizado essencialmente para pastagem e agricultura. A degradação do bioma traz graves consequências para o meio ambiente e para o ser humano. A vegetação captura o carbono da atmosfera (responsável pelo efeito estufa), regula o fluxo de água no período de secas e enchentes, regula os níveis do lençol freático, controla a temperatura e a qualidade dos solos e contribui para a preservação da diversidade biológica.

Participar da Virada Ambiental é alertar a sociedade, de forma bastante prática, para a urgente necessidade de se conservar os recursos naturais. A intenção é incentivar a população a abraçar a causa e participar, para que este evento se torne uma ação permanente e precursora de outras iniciativas ambientais em nível nacional.

O projeto é realizado por meio da parceria entre as seguintes instituições: Universidade Federal de Goiás (UFG), Associação Goiana de Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Saneamento de Goiás (Saneago), Receita Federal, Politizar Alego UFG, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Associação Goiana de Engenheiros Ambientais (Ageamb), Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (CMARH/Alego), Confederação Nacional de Municípios (CNM), União de Vereadores do Estado de Goiás (Uvego), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) e Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).

Serviço

Abertura oficial da Virada Ambiental 2021

Data: 22 de novembro de 2021 (segunda-feira)

Horário: 10h

Local: Escola de Agronomia da UFG

Endereço: Rodovia Goiânia-Nova Veneza, KM 0 s/n, Câmpus Samambaia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia – GO, CEP: 74.690-900

Localização: clique aqui para acessar o mapa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo